EDUCAÇÃO PARA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.1n1p57-65Palabras clave:
Aptidão Física e Saúde, Currículo, Educação Física no II Grau.Resumen
A Educação Física, particularmente nas escolas, oferece uma contribuição educacional relevante e exclusiva para todos os indivíduos, relacionada com o desenvolvimento motor e a aptidão física para o bem estar e a saúde. No segundo grau, a prioridade deveria ser a educação para a atividade física e a saúde, uma proposta curricular decorrente de estudos que evidenciam a associação entre hábitos de atividade física com os conhecimentos e atitudes das pessoas em relação à estas questões. Para aumentar a possibilidade de influenciar o comportamento futuro dos alunos de segundo grau, a educação física deveria proporcionar a aquisição de conhecimentos, estimular atitudes positivas, propiciar independência e oportunizar experiências de atividades físicas agradáveis, que permitam a prática continuada, resguardando a percepção de auto-competência dos indivíduos. Este projeto buscou desenvolver e implementar experimentalmente uma proposta curricular para a educação física na primeira série do II Grau do Colégio de Aplicação da UFSC, enfatizando conteúdos de educação para atividade física e a saúde. Durante dois anos foram ministradas aulas para adolescentes de ambos os sexos, com idades em torno de 16 anos, avaliando-se cada etapa do processo nas áreas afetiva, cognitiva, hábitos de atividade física e aptidão física relacionada à saúde. Os resultados do primeiro e do segundo ano de aplicação experimental são apresentados neste relato e indicam que o programa é viável e pode representar um desenvolvimento curricular importante para a educação física de II Grau. Os problemas enfrentados, incluindo a reação à mudança observada em certas instâncias são discutidos e sugestões são feitas.Descargas
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Derechos de autor 2012 Markus Vinicius Nahas, Mário César Pires, Ana Cristina de Araujo Waltrick, Maria Fermínia L. de Bem
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