Validação dos limiares do acelerômetro Actical para a determinação do comportamento sedentário e da intensidade da atividade física em adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.19n2p246Palabras clave:
Atividade motora, Jovens, Validade, AcelerometriaResumen
O objetivo do estudo foi verificar a validade de limiares para determinação de atividades sedentárias e atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa para o acelerômetro Actical em adolescentes. Setenta e nove adolescentes (idade média 12,5 anoss; 50,5% meninos) foram monitorados por acelerometria e calorimetria indireta em repouso e durante quatro atividades sedentárias e sete atividades físicas com diferentes intensidades. Escores de METs e limiares específicos para counts do acelerômetro Actical propostos por Colley e Tremblay (CT), Puyau et al. (PU) e Evenson et al (EV) foram utilizados para classificar as atividades sedentárias (SED), moderadas a vigorosas (MOD-VIG) e vigorosas (VIG). A calorimetria indireta foi utilizada como método de referência e a validade dos limiares estimada por meio de curvas ROC (Receiver Operating Characteristic Curves) e dos coeficientes de concordância de Kappa. Os limiares proposto por PU e EV apresentaram excelente acurácia de classificação das SED (ROC ≥ 0,96; κ ≥ 0,90). Os limiares de PU, EV e CT apresentaram acurácia elevada para classificação das atividades MOD-VIG (ROC = 0,89, 0,88 e 0,86, respectivamente; κ = 0,77, 0,75 e 0,73, respectivamente). A acurácia de classificação das VIG por meio dos limiares de EV e CT foi boa (ROC = 0,90 e 0,85; k = 0,69 e 0,67) e significantemente superior àquela apresentada pelo limiar de PU (ROC = 0,74 e k = 0,51). Conclui-se que limiares atualmente disponíveis para o acelerômetro Actical possuem boa validade para a determinação das atividades sedentárias e das atividades físicas de intensidade MOD a VIG em adolescentes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Janaína Silva, Felipe Reichert, David Ohara, Antonio Dourado, Edio Petroski, Marcelo Romanzini

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un manuscrito a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, los autores mantienen la titularidad de los derechos de autor sobre el artículo y autorizan a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar este manuscrito bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 e identificarla como el vehículo de su publicación original.