Aptidão física relacionada à saúde de escolares das séries iniciais: um estudo entre turmas assistidas e não assistidas pelo profissional de Educação Física

Autores/as

  • Debora Tornquist
  • Luciana Tornquist
  • Cézane Reuter
  • Miriam Reckziegel
  • Leandro Burgos
  • Miria Burgos

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n3p298

Palabras clave:

Aptidão física, Crianças, Docentes

Resumen

Este estudo objetiva verificar possíveis diferenças nos níveis de aptidão física relacionados à saúde, entre escolares das séries iniciais, que participam de aulas de Educação Física ministradas por profissional habilitado (escolas municipais e particulares) e alunos em que as aulas são ministradas pelo professor unidocente (escolas estaduais). São sujeitos deste estudo 626 escolares dos anos inicias, do município de Santa Cruz do Sul (RS). Foram avaliados o Índice de Massa Corporal, Percentual de Gordura, Flexibilidade, Resistência Abdominal e Resistência Cardiorrespiratória. Os resultados demonstram que as escolas estaduais, sem a assistência do profissional de Educação Física, apresentaram maiores percentuais de resultados insatisfatórios nas valências avaliadas, com exceção apenas da Resistência Muscular Abdominal. Diferenças entre as médias por rede de ensino foram observadas para a Flexibilidade, com médias significativamente inferiores das escolas estaduais, sem o profissional de Educação Física; e Resistência Cardiorrespiratória, também com a rede estadual apresentando médias significativamente inferiores às demais redes de ensino. Em geral, em nosso estudo, foi possível observar que os alunos com aulas ministradas pelo profissional de Educação Física apresentaram melhores índices de aptidão física para a flexibilidade e resistência cardiorrespiratória quando comparados aos escolares que possuem aulas com o professor unidocente.

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Cómo citar

1.
Tornquist D, Tornquist L, Reuter C, Reckziegel M, Burgos L, Burgos M. Aptidão física relacionada à saúde de escolares das séries iniciais: um estudo entre turmas assistidas e não assistidas pelo profissional de Educação Física. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 22 de octubre de 2013 [citado 3 de julio de 2024];18(3):298. Disponible en: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/2899

Número

Sección

Artículo original