Aulas de Educação Física e indicadores de violência em adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n5p566Palabras clave:
Educação física, Violência, Adolescentes, Conduta de saúde, Estudo transversalResumen
O objetivo deste estudo transversal foi analisar a associação entre a participação nas aulas de Educação Física (EF) e indicadores de violência em estudantes. Um questionário foi usado para coletar dados pessoais, da participação nas aulas de EF e de indicadores de violência em 4.210 adolescentes (14-19 anos) estudantes do ensino médio do estado de Pernambuco, Brasil. A prevalência de “envolvimento em brigas” e de “envolvimento em episódios de violência física como vitima” foi, respectivamente, de 21,2% e 10,7%. Verificou-se que 64,9% dos estudantes relataram não participar das aulas de EF. A prevalência dos indicadores de violência foi maior entre os rapazes, enquanto a não participação nas aulas de EF foi maior entre as moças. Independentemente do sexo e de outras covariáveis, verificou-se que a participação nas aulas de EF foi um fator diretamente associado a envolvimento em brigas. Concluiu-se que a participação nas aulas de EF está associada a envolvimento em brigas em estudantes adolescentes, contrariando, neste caso específico, a hipótese de que a participação nessas aulas está associada a condutas de saúde.
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Derechos de autor 2014 Simone Barros, Mauro Barros, Carla Hardman, Agostinho Silva Júnior, Juarez Nascimento, Anísio Brito, Markus Nahas
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