O modelo lógico como ferramenta de planejamento, implantação e avaliação do programa de Promoção da saúde na estratégia de saúde da família do Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n1p132-142Palabras clave:
Sistema Único de Saúde, Planejamento, Avaliação, Comunicação em saúdeResumen
Esse trabalho visa registrar o desenvolvimento de um programa de Promoção da saúde (PS) na Estratégia de Saúde da Família (ESF) através da elaboração do modelo lógico (ML), com ênfase no planejamento e implantação em seu primeiro ano de funcionamento. A metodologia de elaboração do ML permitiu identificar e registrar os objetivos do programa e as atividades, recursos e estratégias necessários para alcançá-los. A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (DF) idealizou o programa e estabeleceu parcerias internas e externas com universidades e centros de pesquisa para sua implantação na região de São Sebastião-DF. Os profissionais de saúde da ESF local foram sensibilizados e 100% deles foram capacitados, permitindo que a rede de serviço oferecesse aos usuários oportunidades de adotar estilos de vida saudáveis com ênfase na alimentação e atividade física. Adultos com excesso de peso cadastrados na ESF local foram convidados a participar das atividades, e 279 usuários tiveram seus dados coletados e foram acompanhados nas ações desenvolvidas (13 oficinas multidisciplinares e atividade física regular). A maior adesão registrada foi 61,1% na oficina de nutrição e a menor foi 11,6% no grupo de apoio motivacional. O uso do ML permitiu registrar o planejamento; refinar objetivos; acompanhar a implantação; identificar ações sobrepostas, barreiras e facilitadores; adequar a proposta à realidade encontrada; e definir metas e variáveis avaliativas. A construção do ML reforçou o papel da intersetorialidade no desenvolvimento de programas de PS, otimizou seu funcionamento e irá facilitar sua replicação e expansão em realidades semelhantes.
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Derechos de autor 2013 Caroline Romeiro, Júlia Nogueira, Sarah Tinoco, Kênia Carvalho

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