Medida da atividade física de crianças: o que professores de educação física têm a nos dizer?

Autores/as

  • Filipe Ferreira da Costa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vanessa Fernandes Davies
  • Camilie Pacheco Schmoelz
  • Marilyn Gonçalves F. Kuntz
  • Maria Alice Altenburg de Assis

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.17n4p286-292

Palabras clave:

, Atividade física, Questionários, Pesquisa qualitativa, Inquéritos epidemiológicos, Internet.

Resumen

Este estudo objetivou obter informações sobre o padrão de atividade física de escolares de sete a dez anos para subsidiar o desenvolvimento de um instrumento baseado em web, destinado a monitorar este comportamento com o uso do computador. Foram realizados seis grupos focais com professores de Educação Física (n = 37). As transcrições foram submetidas à análise qualitativa utilizando uma matriz temática que permitiu a identificação de três categorias: padrões de atividade física dos escolares; limitações do instrumento na versão papel e lápis (Questionário de Atividade Física do Dia Anterior); sugestões de melhorias para o instrumento baseado em web. As principais contribuições para o desenho do instrumento foram: o aumento do número de atividades representadas; inclusão de atividades sedentárias; segmentação do dia para auxiliar a recuperação das informações; melhoria da qualidade gráfica dos desenhos. As informações obtidas permitiram estabelecer as características necessárias para o instrumento proposto, contribuindo para o alcance de maiores níveis de validade de conteúdo e de processo de resposta. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-01-20

Cómo citar

1.
Costa FF da, Davies VF, Schmoelz CP, Kuntz MGF, Assis MAA de. Medida da atividade física de crianças: o que professores de educação física têm a nos dizer?. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 20 de enero de 2013 [citado 3 de julio de 2024];17(4):286-92. Disponible en: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/1880

Número

Sección

Artículo original