Descrição metodológica da seleção de participantes em uma intervenção para a promoção da atividade física pela Estratégia de Saúde da Família
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.17n4p279-285Palabras clave:
Atividade Motora, Seleção dos Sujeitos, Estudos de Intervenção, Cuidados Primários com a Saúde.Resumen
Uma das formas de estimular a atividade física da população é por meio de intervenções no Sistema Único de Saúde (SUS). São escassos os estudos de avaliação de promoção da atividade física aplicáveis na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e uma das dificuldades desses estudos se referem à seleção dos participantes. O objetivo deste estudo foi descrever o processo de seleção da amostra de uma intervenção para promover a atividade física no SUS/ESF. Utilizando dados pertencentes à ESF de três unidades básicas de saúde (Pedro de Souza Campos, Jardim Keralux e Vila Císper), foram selecionados sujeitos inativos no lazer, insuficientemente ativos no deslocamento e sem apresentar doenças crônicas não transmissíveis. Após quatro meses de coleta foram abordados 966 sujeitos, sendo excluídos 541 sujeitos (29,8% por possuir alguma DCNT, 21,8% por serem fisicamente ativos no deslocamento e 30,3% por realizar alguma atividade física no lazer), ocorreram 147 recusas (15,2%), 25 ausências (2,6%), 243 foram elegíveis (26,2%) e 157 sujeitos iniciaram o estudo (16,3%). Entre os incluídos no estudo, ocorreram diferenças na seleção por gênero (108 mulheres x 49 homens) e, dentre os excluídos, os homens apresentaram maiores proporções de praticantes de atividade física moderada (p<0,001) e vigorosa (p=0,009) no lazer. 45% dos sujeitos foram abordados em dias e períodos sem o atendimento das UBS. O processo de amostragem, considerando as informações existentes em cada unidade básica de saúde, mostrou-se eficaz, pois garantiu a semelhança entre os grupos respeitando a organização da ESF.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Emanuel Péricles Salvador, Evelyn Helena Ribeiro, Douglas Roque Andrade, Alex Antonio Florindo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un manuscrito a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, los autores mantienen la titularidad de los derechos de autor sobre el artículo y autorizan a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar este manuscrito bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 e identificarla como el vehículo de su publicación original.