Participação nas aulas de Educação Física em Pernambuco: uma análise de tendência temporal

Autores/as

  • Mallu Dias Soares Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, GRE Recife Norte, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5829-5062
  • Maria Júlia de Freitas Lourenço e Simão Universidade de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8681-1175
  • Fernanda Cunha Soares Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6465-3164
  • Valter Cordeiro Barbosa Filho Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Aracati, Aracati, Ceará, Brasil. Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Fortaleza, Ceará, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4769-4068
  • Rafael Miranda Tassitano Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Educação Física, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2713-8670
  • Jorge Bezerra Universidade de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9935-4508

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0292

Palabras clave:

Tendência temporal, Aulas de educação física, Adolescentes, Estudantes, Escola

Resumen

O objetivo do estudo foi analisar a tendência temporal e fatores associados à participação nas aulas de educação física de estudantes de Pernambuco. Estudo de tendência temporal composto por três levantamentos de abrangência estadual. Foram entrevistados 4.207 estudantes em 2006, 6.264 em 2011 e 6.002 em 2016, por meio do questionário “Global School-based Student Health Survey” (GSHS). O desfecho foi a participação nas aulas de Educação Física e as exposições foram as informações sociodemográficas. A análise bivariada foi realizada mediante  teste Qui-quadrado e as análises multivariadas por regressão logística binária. Observou-se um aumento na prevalência de participação nas aulas de Educação Física (2006: 35%, 2011: 74% e 2016: 81,2%) destacando o aumento significativo no sexo masculino Δ% (2006-2016) = 123,5%. Ser do sexo masculino, estudar no período integral e ser filho de mães que estudaram, independente do tempo de estudo foi associado a maior participação nas aulas de educação física, assim como residir nas regiões do Agreste, Sertão e Sertão do São Francisco. Apesar do aumento na participação nas aulas de Educação Física em Pernambuco, a garantia deste componente curricular deve ser fortalecida, levando em consideração os grupos de risco para que aumente a participação nas aulas desses grupos.

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Publicado

2023-03-28

Cómo citar

1.
Soares MD, Simão MJ de FL e, Soares FC, Barbosa Filho VC, Tassitano RM, Bezerra J. Participação nas aulas de Educação Física em Pernambuco: uma análise de tendência temporal. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 28 de marzo de 2023 [citado 3 de julio de 2024];27:1-9. Disponible en: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14978

Número

Sección

Artículo original