GRUPOS DE PESQUISA SOBRE ATIVIDADE FÍSICA E ENVELHECIMENTO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.17n2p114-120Palabras clave:
Grupos de pesquisa, Atividade física, Envelhecimento, Idoso.Resumen
Objetivou-se identificar e caracterizar os grupos de pesquisa (GP) em atividade física e envelhecimento, bem como caracterizar a produção científica desses grupos. Foi utilizada a base de dados (corrente) do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Para a seleção dos GP, o critério adotado foi a identificação de, pelo menos, uma linha de pesquisa que contemplasse a relação atividade física e envelhecimento. Foram classificados como específicos, os GP que apresentavam mais de 50% de linhas de pesquisa vinculadas a temática investigada. A produção científica dos líderes (2006 até julho de 2011) foi avaliada de acordo com a Plataforma Lattes do CNPq. Os dados foram analisados descritivamente. Foram identificados 40 GP (19 específicos), 148 linhas de pesquisa e 808 investigadores (309 professores, 482 estudantes e 17 técnicos). A maioria dos GP foi formada entre os anos de 2004 e 2010; tinham até três linhas de pesquisa; localizavam-se nas regiões Sudeste e Sul do país e em instituições públicas (Federais ou Estaduais); a Educação Física foi a área de conhecimento predominante. Quanto à produção científica, dois GP destacaram em relação à produção de artigos. A produção mostrou-se concentrada em periódicos com estratos Qualis B2 e B1, sendo que os líderes dos GP eram coautores da maioria dos artigos. Os resultados encontrados evidenciam o baixo número de GP em algumas regiões do país e que além da produção científica estar concentrada em poucos GP, o conhecimento produzido tem sido veiculado, em sua maioria, em periódicos com baixo fator de impacto.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Lucélia Justino Borges, Sueyla Ferreira da Silva dos Santos, Fabiana Cristina Scherer, Tânia R. Bertoldo Benedetti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un manuscrito a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, los autores mantienen la titularidad de los derechos de autor sobre el artículo y autorizan a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar este manuscrito bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 e identificarla como el vehículo de su publicación original.