A INFLUÊNCIA DE CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS NA INCIDÊNCIA DE DOR MÚSCULO-ESQUELETICA EM MOTORISTAS DE ÔNIBUS DA CIDADE DE LONDRINA - PR
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.4n2p49-61Palabras clave:
Motoristas de ônibus, Medidas antropotmétricas, Testes motores, Dor múscilo-esquelética, Dor na coluna lombar.Resumen
O estudo teve como objetivo investigar a influência das características indivi duais idade, massa corporal, estatura, índice de massa corporal (IMC), tem po total de trabalho (TTT) e desempenho nos testes de abdominal e de flexibilidade do quadril, na incidência de dor músculo-esquelética (DME) em motoristas de ônibus da cidade de Londrina PR. A amostra foi composta por 150 motoristas com média de idade de 37.9 ± 6.8 anos. Os resultados foram analisados utilizando-se estatística descritiva, o teste t-Studeut, e o teste t para correlação com nível de significância de p<0,05. Observou-se que 61% dos motoristas relataram DME em alguma região. A coluna lombar foi a região corporal de maior incidência de dor. com 37%. Verificou-se diferenças significativas entre as médias de idade dos motoristas com e sem DME, e entre as médias da flexibilidade do quadril dos motoristas com e sem dor músculo- esquelética na coluna lombar (DMECL). O teste para correlação, indicou diferenças significativas para as características individuais massa corporal e IMC e para idade e abdominal nos motoristas com e sem DMECL. Esta diferença estatística revelou que o aumento da massa corporal em motoristas com DMECL vem combinado com uma elevação do IMC. Também revelou que, com o passar dos anos (idade), os motoristas portadores de DMECL, realizam um menor número de abdominais. Estas correlações foram significativas, no entanto ocorreram de forma inversa no grupo de motoristas sem DME. As características individuais, idade e TTT, massa corporal e estatura, TTT e IMC. idade e IMC, massa corporal e abdominal, mesmo tendo apresentado correlações significativas dentro dos grupos com e sem dor, não demonstraram diferenças estatísticas entre os mesmos, mostrando que o comportamento destas características foi semelhante. Os resultados do presente estudo indicam que a incidência de DMECL nos motoristas de ônibus da cidade de Londrina PR, pode ter recebido influência das características individuais massa corporal e IMC e idade e resistência muscular abdominal uma vez que foram as únicas que diferiram entre os motoristas que apresentaram dor nesta região. No entanto, não se pode negar a possibilidade de outros fatores de risco interferirem na elevada incidência de DME verificadas na presente amostra.
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Derechos de autor 2012 Marcos Roberto Queiróga, Glaycon Michels
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