AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E DESEMPENHO FÍSICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores/as

  • Emilson Colantonio
  • Roberto Fernandes da Costa
  • Edmara Colombo
  • Maria Tereza Silveira Böhme
  • Maria Augusta Peduti Dal Molin Kiss

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.4n2p17-29

Palabras clave:

Atividade física, Exercício físico, Saúde, Educação física escolar.

Resumen

Os objetivos desse estudo em relação a escolares submetidos e não submetidos ao treinamento esportivo foram: a) verificar possíveis diferenças entre os resultados obtidos com a educação física escolar e um programa sistemático de inicia­ção esportiva no que se refere a indicadores de aptidão física relacionada à saúde: b) verificar a existência de diferenças significativas de crescimento e aptidão física entre os grupos etários estudados. Para isso foram comparados os indicadores de crescimento físico (peso - P, estatura - E, perímetro braquial - PB) e de desempenho físico (aptidão aeróbia - AA, força de membros superiores - FMS, força de membros inferiores - FMI, força abdominal - FA) de escolares da rede municipal de GUARUJÁ  (considerados não treinados) com os participantes dos programas de formação esportes do CEPEUSP. A amostra total foi composta por 231 meninos sendo, 96 considerados não treinados (GUARUJÁ) divididos em grupos etários de 10 e 11 (n = 15), 12 e 13 (n=32) e, 14 e 15 (n=49) anos de idade; e 135 treinados (CEPEUSP), sendo de 10 e 11 (n = 18), 12 e 13 (n=58) e, 14 e 15 (n=59) anos de idade. O tratamento estatístico utilizado foi a análise de variância a um fator (p<0,05) para a observação de diferenças entre os grupos e faixas etárias. Para verificar a localização das possíveis diferenças foi realizado um Post Hoc através da técnica de Tuckey. Os resultados demonstraram valores semelhantes nos indicadores de crescimento físico para os dois grupos em todas as faixas etárias; já em relação aos indicadores de desempenho físico, a AA, FMS, FMI e FA, demonstraram valores nitidamente superiores para o grupo de treinados em relação ao não treinado em todas as faixas etárias. A partir dos resultados obtidos verificamos que os indicadores que melhor diferenciaram os dois grupos foram a AA e FA. Considerando que a variável AA está diretamente relacionada com os aspectos associados à saúde, sugerimos que os programas de aulas de educação física escolar deveriam ser revistos para poder atender efetivamente as necessidades das crianças e adolescentes no tocante aos aspectos relaci­onados ã saúde.

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Publicado

2012-10-15

Cómo citar

1.
Colantonio E, Costa RF da, Colombo E, Böhme MTS, Kiss MAPDM. AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E DESEMPENHO FÍSICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 15 de octubre de 2012 [citado 22 de diciembre de 2024];4(2):17-29. Disponible en: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/1050

Número

Sección

Artículo original