Edição temática

2022-10-03

Prezados(as) leitores(as),

O Grupo de Trabalho em Ambiente, Atividade física e Saúde, da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, tem como um de seus objetivos estimular a discussão, sistematização das evidências e divulgação de conhecimentos e boas práticas de promoção da atividade física e redução do comportamento sedentário por meio de mudanças no ambiente. Nesse sentido, convida à comunidade científica a participar da edição temática da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde sobre “Ambiente Urbano e Atividade Física” (https://www.rbafs.org.br/RBAFS/).

 

O tema é relevante dado que estimativas recentes indicam que aproximadamente 85% da população brasileira vivem em áreas urbanas. Diante desta realidade, e considerando que a atividade física é realizada em locais específicos, a compreensão de como o ambiente urbano afeta a atividade física das pessoas é um ponto crucial na proposição de intervenções com potencial de atingir grande parcela da população.

 

Desta forma, convidamos todos os interessados a submeterem artigos para a edição temática “Ambiente urbano e atividade física”. Esta edição temática publicará artigos originais, de revisão ou com abordagens qualitativas, quantitativas e mistas que tratam das seguintes temáticas:

 

  1.       Estudos que desenvolvam, traduzam ou validem métodos e instrumentos para medir e avaliar o ambiente urbano relacionado à atividade física e/ou ao comportamento sedentário.
  2.       Estudos que descrevam as características do ambiente social, natural ou construído relacionado à atividade física e/ou ao comportamento sedentário.
  3.       Estudo que testem de maneira transversal ou longitudinal a relação entre as características do ambiente social, natural ou construído relacionado à atividade física e/ou ao comportamento sedentário nos diferentes ciclos da vida e condições de saúde.
  4.       Estudos que avaliem o efeito de intervenções nas características do ambiente social, natural ou construído relacionado à atividade física e/ou ao comportamento sedentário nos diferentes ciclos da vida e condições de saúde.
  5.       Ensaios teóricos que aprofundem temáticas emergentes na área de Ambiente Urbano e Atividade Física.

Os artigos para essa edição temática poderão ser submetidos entre os dias 03 e 31 de outubro de 2022 (23h59, horário de Brasília) e seguirão o sistema de fast tracking (processo de publicação mais rápida).

Orientações gerais para a submissão:

  • Os artigos deverão ser submetidos preferencialmente na língua inglesa, mas serão aceitos artigos em português e espanhol.
  • Os autores devem seguir a conformidade da submissão no site da revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os artigos deverão ser acompanhados de carta de intenção no ato da submissão indicando o seu interesse em publicar nesta edição temática.
  • Em conformidade com o reajuste da taxa de publicação os artigos aprovados para essa edição temática serão de 400,00 reais, sendo de inteira responsabilidade dos autores.
  • Caso tenha dúvida sobre a aderência do seu artigo na temática entre em contato com os Editores da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde.

 

Atenciosamente,

Grupo de Trabalho em Ambiente, Atividade Física e Saúde

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde

Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde