Edição temática

2022-07-06

O Grupo de Trabalho (GT) em atividade física no contexto escolar da da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde tem como um de seus objetivos estimular a discussão, sistematização das evidências e divulgação de conhecimentos e boas práticas de promoção da atividade física e redução do comportamento sedentário no ambiente escolar. Nesse sentido, convida à comunidade científica a participar da edição temática da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde sobre Atividade física no contexto escolar. Destacamos que os artigos submetidos para esta edição passarão pelo processo fast track e desfrutarão de uma taxa diferenciada de publicação.
A edição temática terá a atividade física e a escola como tema central e serão aceitos artigos originais, de revisão e protocolos com abordagens qualitativas, quantitativas e mistas em todos os eixos abaixo:

- Estudos sobre atividade física e ambiente escolar: estudos sobre o entorno da escola, ações que ocorram antes, durante ou depois do horário de aula, dentro ou fora da escola. Estudos sobre o ambiente escolar que abordem a arquitetura, logística e estética dentro e fora da escola.

- Intervenções para a prática de atividade física na escola: estudos de intervenção que ocorram antes, durante ou depois do horário de aula com ênfase na promoção de atividade física de estudantes de todos os ciclos escolares.

- Boas práticas na promoção de atividade física na escola: relatos de experiências exitosas na escola. Relatos sobre promoção de atividade física, promoção da saúde, feiras/gincanas de atividade física, formação continuada de professores, etc.

- Estudos sobre a educação física escolar: estudos sobre a estrutura curricular, conteúdos e abordagens da educação física escolar com ênfase na atividade física. Estudos sobre a formação de professores e currículo da graduação e pós-graduação com ênfase em atividade física.

Os artigos para essa edição temática poderão ser submetidos entre os dias 01 de junho até o dia 31 de julho de 2022 (23h59, horário de Brasília) e seguirão o sistema de fast tracking (processo de publicação mais rápida).

Condições para a submissão

  • Os artigos deverão ser submetidos preferencialmente na língua inglesa.
  • Os autores são obrigados a seguir a conformidade da submissão no site da revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os autores deverão enviar uma carta de intenção no ato da submissão indicando o seu interesse em publicar nesta edição temática.
  • Em conformidade com o reajuste da taxa de publicação os artigos aprovados para essa edição temática será de 400,00 reais, sendo de inteira responsabilidade dos autores.

 

A equipe editorial da RBAFS agradece a sua participação e se coloca à inteira disposição para qualquer esclarecimento.