PROGRAMAS SUPERVISIONADOS DE ATIVIDADES FÍSICAS ESTÃO ASSOCIADOS A MAIOR NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA COMPARADOS COM NÃO SUPERVISIONADOS
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.12n1p3-7Keywords:
Envelhecimento, Nível de Atividade Física, Programas de Atividade FísicaAbstract
Objetivo: O objetivo do presente estudo foi analisar a influencia do programa de atividade física estruturado e supervisionado (PAFS) sobre o nível de atividade física (NAF), em mulheres idosas. Método: A amostra foi composta por 60 voluntarias com idade entre 50 e 70 anos (media de 61,05 ± 6,21 anos), sendo que 30 delas participavam do Programa de Atividade Física para a Terceira Idade (PROFIT), e, portanto um programa estruturado e supervisionado desenvolvido na UNESP – Rio Claro, SP (Grupo Supervisionado – GS). As outras 30 não participavam de programa de atividade física supervisionado (Grupo Não Supervisionado – GNS). Foi utilizado o Questionário de Baecke Modificado para Idosos (QBMI) para avaliação do nível de atividade física. Resultados: Os dados, analisados por meio da estatística descritiva e a comparação de medias pelo teste “t” de Student, mostraram que os níveis gerais de atividade física (GS=12,73 ± 5,00; GNS=7,48 ± 4,75) foram significativamente diferentes (p<0,05). Conclusão: Conclui-se que idosas participantes de PAFS apresentam maiores níveis de atividade física que não participantes de tais programas. Assim, apenas as chamadas atividades domesticas e de tempo livre não são suficientes para propiciar um NAF similar ao obtido com participação em PAFS.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Sebastião Gobbi, Edmar Menezes, Kátia Tanaka
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
When submitting a manuscript to the Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, the authors retain the copyright to the article and authorize the Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde to publish the manuscript under the Creative Commons Attribution 4.0 License and identify it as the original publication source.