DO DIAGNÓSTICO À AÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA AGITA SÃO PAULO NA PROMOÇÃO DO ESTILO DE VIDA ATIVO
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.13n3p178-184Keywords:
Promoção de Saúde, Atividade Física, ExercícioAbstract
O Programa “Agita São Paulo” aplica uma abordagem multi-nível de intervenção para a promoção da física atividade entre os 40 milhões de habitantes do estado de São Paulo, Brasil. Desde seu lançamento em 1996, o programa tem sido amplamente utilizado como exemplo em todo o Brasil e em outros países da América Latina, e a Organização Mundial da Saúde tem caracterizado-o como um modelo para outros países em desenvolvimento. O Agita São Paulo incentiva as pessoas a adotarem um estilo de vida ativo, acumulando pelo menos 30 minutos de atividade física moderada por dia, na maioria dos dias da semana. O Programa tem três principais grupos-alvo: estudantes, trabalhadores, e os idosos. São organizados “mega-eventos” que simultaneamente visam atingir e envolver um grande número de pessoas, como também realiza cursos e atividades com instituições que se tornam parceiras do Programa. Algumas das características especiais e de lições aprendidas com o Programa Agita São Paulo, pode ter contribuído para o seu crescimento, incluindo: uma abordagem multi-setorial, ampla utilização de parcerias, base científica para todas as atividades, a extensa cobertura de mídia não paga que o Programa tem recebido numa abordagem de “dois chapéus”, utilizando métodos que permitem promover atividade física tanto em setores governamentais como não-governamentais em função das circunstâncias culturais (utilizando a cultura local para disseminar a mensagem do programa) incentivando atividades que são agradáveis e simples. Essas características ajudaram a tornar o Programa Agita São Paulo um modelo que poderia ser utilizado em outros países como uma forma eficaz de promover a saúde através da atividade física.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Sandra Matsudo, Victor Matsudo, Timóteo Araujo, Douglas Andrade, Luis Oliveira, Maurício Santos, Leonardo Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
When submitting a manuscript to the Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, the authors retain the copyright to the article and authorize the Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde to publish the manuscript under the Creative Commons Attribution 4.0 License and identify it as the original publication source.