Caracterização das equipes do Programa Academia da Saúde e do seu processo de trabalho

Autores

  • Flávio Guarda Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico de Vitória Fiocruz Pernambuco / NESC
  • Rafaela Silva
  • Wallacy Feitosa
  • Pedro Santos Neto
  • José Araújo Júnior

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.20n6p638

Palavras-chave:

Educação Física, Sistema Único de Saúde, Recursos humanos em saúde, Pessoal de saúde

Resumo

O Programa Academia da Saúde é uma importante estratégia de articulação das ações de promoção da saúde no âmbito da Atenção Primária. O objetivo deste artigo é conhecer as características das equipes que atuam no programa Academia da Saúde na Região Metropolitana do Recife, e identificar as dificuldades enfrentadas no seu processo de trabalho. Estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa com 18 profissionais de educação física. A maior parte dos profissionais é do sexo feminino, graduou-se há mais de cinco anos e não cursou disciplinas de saúde coletiva durante a formação inicial. Seus processos de trabalho caracterizam-se pela precariedade do material utilizado nas aulas de ginástica, participação ineficiente da coordenação do programa no planejamento, execução e avaliação das ações e dificuldades de articular as atividades do programa às demais ações e serviços na rede de Atenção Primária. Evidencia-se a necessidade de maiores investimentos na formação inicial e em serviço, de modo a qualificar as atividades nos polos e no território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Guarda, Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico de Vitória Fiocruz Pernambuco / NESC

Graduado em Educação Física, doutor em Saúde Pública; Professor dos cursos de bacharelado em Saúde Coletiva e Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória.

Downloads

Publicado

2016-03-03

Como Citar

1.
Guarda F, Silva R, Feitosa W, Santos Neto P, Araújo Júnior J. Caracterização das equipes do Programa Academia da Saúde e do seu processo de trabalho. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 3º de março de 2016 [citado 18º de abril de 2024];20(6):638. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/6123

Edição

Seção

Artigos Originais