Fatores associados à atividade física em idosos de Estação, Rio Grande do Sul: estudo de base populacional
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.20n6p618Keywords:
Condições de saúde, Atividade motora, EnvelhecimentoAbstract
Objetivou-se verificar os fatores de associação entre a prática de atividade física (AF) em idosos residentes do município de Estação no Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo transversal de base populacional com idosos residentes na comunidade, selecionados aleatoriamente. Participaram do estudo 419 idosos com média de idade de 69 anos (±7,6), sendo 57% do sexo feminino. Coletaram-se os dados por inquérito domiciliar com o questionário validado de pesquisa Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento. Consideraram-se como variáveis dependentes à atividade física e independentes as relacionadas às características sociodemográficas e as condições de saúde. Para verificar a associação entre as variáveis categóricas, foram aplicados os testes qui-quadrado e o modelo de regressão logística na análise ajustada a um nível de significância de p≤0,05. A partir dos resultados obtidos no modelo ajustado, somente as variáveis faixa etária de 80 anos ou mais, presença de dor crônica e o histórico de quedas no último ano apresentaram associação com a AF. Pode-se referir no estudo que quanto maior a faixa etária dos idosos, maior presença de dor crônica e aumento dos índices de quedas, menor a proporção de praticantes de AF.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Alisson Padilha de Lima, Ezequiel Vitório Lini, Camila Tomicki, Marcos Dellani, Marilene Portella, Marlene Doring
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
When submitting a manuscript to the Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, the authors retain the copyright to the article and authorize the Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde to publish the manuscript under the Creative Commons Attribution 4.0 License and identify it as the original publication source.