Efeitos de uma terapia cognitivo-motora em idosos institucionalizados
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.19n5p608Keywords:
Assistência de longa duração, Instituição de longa permanência para idosos, Terapia por exercícioAbstract
As instituições de longa permanência representam uma alternativa no cuidado de idosos onde a família não consegue garantir uma assistência adequada. A aplicação de abordagens terapêuticas é fundamental para almejar índices adequados de saúde desta população. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi investigar os efeitos de três meses de exercícios com estimulação cognitivo-motora sobre as funções cognitivas, a mobilidade e a independência funcional de idosos institucionalizados. Sob um ensaio clínico controlado, 15 sujeitos foram alocados entre grupo experimental e controle. Para avaliação dos sujeitos, foram aplicados os seguintes instrumentos: Mini-Exame do Estado Mental, Teste de Fluência Verbal, Bateria de Avaliação Frontal e Teste do Desenho do Relógio para análise das funções cognitivas; Escala de Equilíbrio Funcional de Berg e Teste Timed Up and Go para verificação da mobilidade, e; Escala de Atividades da Vida Diária de Katz e Índice de Pfeffer para mensuração da independência funcional. O procedimento estatístico envolveu a aplicação de análises de medidas repetidas, sob significância de 5%. A verificação do tamanho do efeito se deu através do eta ao quadrado parcial (ƞ2ƿ) e do poder estatístico. Quanto aos resultados, os achados vislumbram benefício promovido pelo exercício sobre índices de mobilidade (p=0,001; ƞ2ƿ=0,678; poder=99,78%) e funcionalidade (p=0,047; ƞ2ƿ=0,588; poder=66,44%), mas não sobre as funções cognitivas dos sujeitos (p=0.831; ƞ2ƿ=0.138; power of 9.99%). A terapia cognitivo-motora apresentou eficácia sobre índices físicos, mas não evidenciou efeitos sobre as variáveis cognitivas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Aghlen Martins, Rafael Freire, Luiza Martins, Brunna Berton, Silvio Oliveira Júnior, Gustavo Christofoletti
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
When submitting a manuscript to the Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, the authors retain the copyright to the article and authorize the Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde to publish the manuscript under the Creative Commons Attribution 4.0 License and identify it as the original publication source.