Efeitos do treinamento físico aeróbico contínuo e resistido na função endotelial mediada pelo óxido nítrico: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n3p286Keywords:
Atividade física, Endotélio, Exercício, Vasodilatação, Óxido nítricoAbstract
O objetivo desta revisão sistemática foi examinar evidências de que treinamentos físicos com diferentes tipos de exercícios influenciam o papel do óxido nítrico (NO) derivado do endotélio na função vascular em indivíduos saudáveis. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Medline e Science Direct sobre artigos publicados entre janeiro de 1997 e maio de 2012. Foram incluídos estudos originais sobre os efeitos do treinamento físico na função vascular em humanos saudáveis. Para análise, os estudos foram divididos em treinamentos com exercícios resistidos, aeróbicos contínuos ou combinados (aeróbico contínuo e resistido). Treze artigos atenderam aos critérios de inclusão/exclusão, sendo cinco estudos com exercícios resistidos, sete com aeróbicos contínuos e um com combinados. Dentre os estudos com exercícios aeróbicos, três observaram aumento no fluxo sanguíneo, um observou melhora na condutância vascular, um demonstrou melhora no tônus vascular e dois demonstraram aumento na concentração de nitrito/nitrato. Com exercícios resistidos, cinco estudos observaram aumento no fluxo sanguíneo e dois reportaram aumento da condutância vascular. O exercício aeróbico realizado após o resistido aumenta o fluxo sanguíneo, parece diminuir a rigidez arterial e a velocidade da onda de pulso. Concluiu-se que treinamentos físicos com exercícios aeróbicos contínuos ou resistidos influenciam beneficamente o papel do NO derivado do endotélio na função vascular.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Aurora Rodrigues, Renata Oliveira, João Marins, Antônio Natali
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
When submitting a manuscript to the Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, the authors retain the copyright to the article and authorize the Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde to publish the manuscript under the Creative Commons Attribution 4.0 License and identify it as the original publication source.