Cenário de implantação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família e a inserção do profissional de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.17n3p188-194Keywords:
Saúde da família, Educação física, Políticas públicas.Abstract
Objetivou-se caracterizar a implantação do Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF) e analisara inserção do Profissional de Educação Física, no Brasil. Trata-se de um estudo descritivo com dadossecundários do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde e do cadastro dasequipes de NASF, disponibilizado pelo Departamento da Atenção Básica. As variáveis selecionadasforam população do Brasil em 2010, população coberta pela saúde da família (SF), númerode profissionais, equipes de SF e NASF. Foram adaptados indicadores de Teto de Implantação ePotencial de Expansão (PE) para verificar a implantação do NASF. A inserção do profissional deEducação Física, foi analisada pela proporção de profissionais de Educação Física em relação aoNASF e o número de Profissionais de Educação Física por população coberta pela SF, multiplicadopela constante 100.000. O teste Anova one way, com Post-Hoc de Tukey foi aplicado, pelo programaSPSS, versão 15.0, adotando significância de 5%. Os resultados apontam baixa adesão e elevadoPE do NASF nos municípios, a maioria destes implantaram uma equipe de NASF. As cinco categoriasmais recrutadas foram Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Educação Física.Houve diferença na média de profissionais, sobretudo nas regiões Norte e Sudeste. A EducaçãoFísica está inserida em 49,2% das equipes de NASF, contudo o coeficiente de profissional por populaçãocoberta pela SF foi aproximadamente 1 para 100.000 pessoas. Nota-se a necessidade deinvestimento político e acadêmico para definição de estratégias coletivas que contribuam paraa consolidação do NASF e integração do profissional de Educação Física na rede de assistênciapública em saúde.Downloads
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2013-01-10
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1.
Santos S, Benedetti TRB. Cenário de implantação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família e a inserção do profissional de Educação Física. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 2013 Jan. 10 [cited 2024 Dec. 22];17(3):188-94. Available from: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/1857
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Copyright (c) 2013 Sueyla Santos, Tânia R. Bertoldo Benedetti
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