Faltar à aula eleva a frequência diária de uso de telas entre estudantes

Autores

  • Gilmar Mercês de Jesus Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Saúde, Feira de Santana, Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1702-217X
  • Raphael Henrique de Oliveira Araujo Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9405-3052
  • Lizziane Andrade Dias Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Saúde, Feira de Santana, Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4611-9632
  • Anna Karolina Cerqueira Barros Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Saúde, Feira de Santana, Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9329-5308
  • Lara Daniele Matos dos Santos Araujo Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Saúde, Feira de Santana, Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2910-1553
  • Maria Alice Altenburg de Assis Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5383-3714

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0256

Palavras-chave:

Comportamento sedentário, Tempo de tela, Criança, Adolescente

Resumo

Nós analisamos a associação longitudinal entre presença na escola e frequência diária de uso de diferentes tipos de telas (TV, celular, computador e videogame). O follow-up incluiu quatro medidas repetidas durante o ano letivo de 2015. Participaram do estudo crianças e adolescentes de escola pública (n = 463; 53,6% meninos; 9,3 ± 1,3 anos). O uso de telas foi o desfecho analisado, relatado em um questionário online para a recordação do dia anterior, ilustrado com 32 ícones de atividades, incluindo 4 tipos de dispositivos eletrônicos. O participante respondeu “O que você fez ontem?” pela manhã, tarde e noite. A frequência escolar foi avaliada por meio do item “Você veio à escola ontem?”. A análise foi conduzida via equações de estimativa generalizada, com ajuste por sexo, idade, estação do ano e escore-z de IMC. O percentual médio de faltas no período foi de 28,7%. De maneira geral, o uso de telas foi 13% mais frequente entre estudantes que faltaram à aula, com destaque para vídeogame, cuja frequência diária foi 37% maior. Adolescentes (10-12 anos) exibiram frequência diária de telas 26% maior quando comparados com as crianças (7-9 anos), especialmente de TV (36%) e celular (32%). A frequência diária de uso de telas e de assistir TV entre os alunos que faltaram às aulas no inverno foi, respectivamente, 24% (IRR = 1,24; IC95% = 1,11 - 1,39) e 35% (IRR = 1,35; IC95% = 1,10 - 1,66) maior em relação aos que faltaram às aulas no outono. Concluímos que o uso de telas predominou entre estudantes que faltaram à aula, sobretudo no período do inverno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barker AR, Gracia-Marco L, Ruiz JR, Castillo MJ, Aparicio-Ugarriza R, González-Gross M, et al. Physical activity, sedentary time, TV viewing, physical fitness and cardiovascular disease risk in adolescents: The HELENA study. Int J Cardiol. 2018;254:303–9.

Wijndaele K, White T, Andersen LB, Bugge A, Kolle E, Northstone K, et al. Substituting prolonged sedentary time and cardiovascular risk in children and youth: a meta-analysis within the International Children’s Accelerometry database (ICAD). Int J Behav Nutr Phys Act. 2019;16(1):1-10.

Bloch KV, Klein CH, Szklo M, Kuschnir MCC, Abreu G de A, Barufaldi LA, et al. ERICA: prevalences of hypertension and obesity in Brazilian adolescents. Rev Saude Publica. 2016;50(suppl 1).

Schaan CW, Cureau F V., Sbaraini M, Sparrenberger K, Kohl III HW, Schaan BD. Prevalence of excessive screen time and TV viewing among Brazilian adolescents: a systematic review and meta-analysis. J Pediatr (Rio J). 2019;95(2):155–65.

Guthold R, Stevens GA, Riley LM, Bull FC. Global trends in insufficient physical activity among adolescents: a pooled analysis of 298 population-based surveys with 1.6 million participants. Lancet Child Adolesc Heal. 2020;4642(19):1–13.

Tremblay MS, Aubert S, Barnes JD, Saunders TJ, Carson V, Latimer-Cheung AE, et al. Sedentary behavior research network (SBRN)–terminology consensus project process and outcome. Int J Behav Nutr Phys Act. 2017;14(1):1-17.

Carson V, Hunter S, Kuzik N, Gray CE, Poitras VJ, Chaput J-P, et al. Systematic review of sedentary behaviour and health indicators in school-aged children and youth: an update. Appl Physiol Nutr Metab. 2016;41(6 (Suppl. 3)):S240–65.

van Ekris E, Altenburg TM, Singh AS, Proper KI, Heymans MW, Chinapaw MJ. An evidence-update on the prospective relationship between childhood sedentary behaviour and biomedical health indicators: a systematic review and meta-analysis. Obes Rev. 2016;17(9):833-49.

Stiglic N, Viner RM. Effects of screentime on the health and well-being of children and adolescents: a systematic review of reviews. BMJ Open. 2019;9(1):e023191.

Arundell L, Fletcher E, Salmon J, Veitch J, Hinkley T. A systematic review of the prevalence of sedentary behavior during the after-school period among children aged 5-18 years. Int J Behav Nutr Phys Act. 2016;13(1):1-9.

Finkelstein DM, Petersen DM, Schottenfeld LS. Promoting Children’s Physical Activity in Low-Income Communities in Colorado: What Are the Barriers and Opportunities? Prev Chronic Dis. 2017;14:E134.

Steenholt CB, Pisinger VSC, Danquah IH, Tolstrup JS. School and class-level variations and patterns of physical activity: a multilevel analysis of Danish high school students. BMC Public Health. 2018;18(1):1-11.

Silva DAS, Chaput J-PP, Tremblay MS, Augusto D, Silva S, Chaput J-PP, et al. Participation frequency in physical education classes and physical activity and sitting time in Brazilian adolescents. Wehrmeister FC, editor. PLoS One. 2019;14(3):e0213785.

Jesus GM, Araujo LDMS, Dias LA, Barros AKC, Silva JS, Kupek E, Assis MAA. Variação sazonal das atividades físicas e sedentárias de estudantes no semiárido baiano. Rev Bras Ativ Fís Saúde 2021;26:e0185.

IBGE. População estimada: 2021. Available from: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/feira-de-santana/panorama> [2022 April].

Jesus GM, Assis MAA, Kupek E, Dias LA. Avaliação da atividade física de escolares com um questionário via internet. Rev Bras Med Esporte. 2016;22(4):261-6.

Lohman TG, Roche AF, Martorell R. Anthropometric standardization reference manual. Vol. 177. Human kinetics books Champaign; 1988.

Thivel D, Tremblay MS, Chaput J-P. Modern Sedentary Behaviors Favor Energy Consumption in Children and Adolescents. In:Curr Obes Rep [online]. 2013;2(1):50–7.

GSM Association. The mobile economy 2020. GSMA HEAD Off. 2020. Available from: < https://www.gsma.com/mobileeconomy/wp-content/uploads/2020/03/GSMA_MobileEconomy2020_Global.pdf> [2021 March]

Meirelles FS. 31a Pesquisa Anual do Uso de TI nas Empresas. FGVcia: Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da EAESP. 31th ed. São Paulo: FGVcia; 2020. Available from: <https://eaesp.fgv.br/sites/eaesp.fgv.br/files/u68/fgvcia2020pesti-resultados.pdf> [2021 March]

Beck J, Chard CA, Hilzendegen C, Hill J, Stroebele-Benschop N. In-school versus out-of-school sedentary behavior patterns in US children. BMC Obes. 2016;3(1):1-9.

Armstrong B, Beets MW, Starrett A, Brazendale K, Turner-McGrievy G, Saelens BE, et al. Dynamics of Sleep, Sedentary Behavior and MVPA on School versus Non-School Days. Sleep. 2020;zsaa174.

McDonald JA, Sroka C, Olivares E, Marin M, Gurrola M, Sharkey JR. Patterns of Screen Time Among Rural Mexican-American Children on the New Mexico-Mexico Border. Prev Chronic Dis. 2018; 15:E113.

Haycraft E, Sherar LB, Griffiths P, Biddle SJH, Pearson N. Screen-time during the after-school period: A contextual perspective. Prev Med Reports. 2020;19:101116.

Ashdown-Franks G, Vancampfort D, Firth J, Smith L, Sabiston CM, Stubbs B, et al. Association of leisure-time sedentary behavior with fast food and carbonated soft drink consumption among 133,555 adolescents aged 12–15 years in 44 low- and middle-income countries. Int J Behav Nutr Phys Act. 2019;16(1):1-11.

Biddle SJH, García Bengoechea E, Wiesner G. Sedentary behaviour and adiposity in youth: a systematic review of reviews and analysis of causality. Int J Behav Nutr Phys Act. 2017;14(1):1-21.

Wu L, Sun S, He Y, Jiang B. The effect of interventions targeting screen time reduction. Medicine (Baltimore). 2016;95(27):e4029.

Kornides ML, Rimm EB, Chavarro JE, Gillman MW, Rosner B, Field AE. Seasonal Variations in Meeting Physical Activity Recommendations and Development of Overweight during Adolescence. Child Obes. 2018;14(1):33–40.

Janssen X, Mann KD, Basterfield L, Parkinson KN, Pearce MS, Reilly JK, et al. Development of sedentary behavior across childhood and adolescence: longitudinal analysis of the Gateshead Millennium Study. Int J Behav Nutr Phys Act. 2016;13(1):1-10.

Chtourou H, Trabelsi K, H’mida C, Boukhris O, Glenn JM, Brach M, et al. Staying Physically Active During the Quarantine and Self-Isolation Period for Controlling and Mitigating the COVID-19 Pandemic: A Systematic Overview of the Literature. Front Psychol. 2020;11:1708.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

1.
Jesus GM de, Araujo RH de O, Dias LA, Barros AKC, Araujo LDM dos S, Assis MAA de. Faltar à aula eleva a frequência diária de uso de telas entre estudantes. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 31º de maio de 2022 [citado 28º de março de 2024];27:1-8. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14656

Edição

Seção

Artigos Originais