A INSERÇÃO DE TEMAS TRANSVERSAIS EM SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.12n3p73-78Palavras-chave:
Saúde, Escola, Educação FísicaResumo
Resumo: Apesar de o termo saúde normalmente estar presente nas aulas de Educação Física, existem controvérsiassobre como a saúde pode e vem sendo tratada pela Educação Física na esfera escolar. Tais questões estãoassociadas, de alguma forma, a pelo menos três quesitos: a forma teórica como os conteúdos são abordados, asuperficialidade com que é tratado o conceito de saúde e a existência, no âmbito da Educação Física brasileira,de uma epistemologia de segregação, que remete a uma dualidade entre Ciências Biológicas e Ciências Humanas.Neste ensaio, o objetivo é propor uma reflexão a partir de uma experiência docente que visou problematizarquestões de saúde em aulas de Educação Física. As intervenções ocorreram durante o estágio supervisionado deconclusão de curso da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, durante o ano de2006, junto a uma turma feminina do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública da cidade de Pelotas,RS. Essa experiência discente/docente ajudou a colocar o tema saúde no ambiente escolar em uma posição deimportância.Downloads
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Publicado
11-09-2012
Como Citar
1.
Knuth AG, Azevedo MR, Rigo LC. A INSERÇÃO DE TEMAS TRANSVERSAIS EM SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 11º de setembro de 2012 [citado 23º de fevereiro de 2025];12(3):73-8. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/824
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2012 Alan Goularte Knuth, Mario Renato Azevedo, Luiz Carlos Rigo
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