A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL EM TRANSIÇÃO: PERSPECTIVAS PARA A PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA

Autores

  • Filipe Ferreira da Costa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leandro Martin Totaro Garcia Universidade Federal de Santa Catarina
  • Markus Vinicius Nahas Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.17n1p14-21

Palavras-chave:

Atividade física, Promoção da saúde, Saúde pública, Saúde escolar

Resumo

O padrão de morbimortalidade no Brasil contemporâneo é caracterizado pelas altas prevalênciasde doenças crônicas não transmissíveis. O objetivo deste trabalho foi situar o papel da atividadefísica neste padrão de morbimortalidade, contextualizando o conceito de “Transiçãoda Atividade Física” e discutindo a contribuição da Educação Física na promoção da atividadefísica e saúde. Parece evidente que houve redução no nível de atividade física nos domíniosocupacional, deslocamento e doméstico, em contrapartida à estabilização ou incremento nodomínio do lazer. A inserção da Educação Física no Sistema Único de Saúde e as ações governamentaisde promoção de atividade física são promissoras e necessitam de avaliação. Aescola constitui contexto privilegiado para alcançar os jovens, além de seus familiares e dosmoradores de seu entorno. Por fi m, à Educação Física tem sido atribuída uma maior participaçãona promoção da saúde dos brasileiros, tanto por meio de ações no contexto da comunidadecomo na escola.

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Publicado

2012-08-29

Como Citar

1.
Costa FF da, Garcia LMT, Nahas MV. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL EM TRANSIÇÃO: PERSPECTIVAS PARA A PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 29º de agosto de 2012 [citado 22º de dezembro de 2024];17(1):14-21. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/537

Edição

Seção

Artigos Originais