COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO AERÓBIA DE MULHERES OBESAS: EFEITOS BENÉFICOS DA TERAPIA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Ricardo Badan Sanches UNIFESP
  • Stephan Garcia Andrade Silva
  • Suzana Rossi
  • João Pedro Novo Fidalgo
  • Amanda dos Santos Moraes
  • Giovana Gonçalves Jamar Queiroz
  • Emilson Colantonio
  • João Paulo Botero
  • Ronaldo Vagner Thomatieli dos Santos
  • Danielle Arisa Caranti UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n3p354

Palavras-chave:

obesidade, equipe interdisciplinar de saúde, composição corporal, consumo de oxigênio

Resumo

Introdução: A obesidade é uma doença crônica multifatorial de proporções epidêmicas. O sedentarismo e hábitos alimentares pouco saudáveis são considerados seus principais fatores etiológicos. Estudos recentes apontam que o tratamento interdisciplinar pode promover benefícios favorecendo a perda de peso e a melhora da qualidade de vida. Objetivo: Verificar o efeito de 20 semanas de um programa de terapia interdisciplinar de mudança de estilo de vida no consumo máximo de oxigênio, na composição corporal e nos parâmetros antropométricos de mulheres adultas obesas. Metodologia: vinte e nove (29) voluntárias do gênero feminino, com idade entre 30 e 50 anos e IMC entre 30 e 40 Kg/m², foram submetidas a 20 semanas da terapia interdisciplinar, composta por cinco intervenções semanais, sendo três de exercícios físicos, uma de nutrição e uma de psicologia, com duração de 60 minutos cada intervenção. Foi avaliada a composição corporal e a aptidão aeróbia (VO2máx) através de um teste ergoespirométrico máximo. Resultados: Pós-terapia foi encontrado uma redução significativa na massa corporal (- 4,71% p<0,001), IMC (- 4,72% p<0,001) e perímetros analisados, como o perímetro abdominal (- 6,03% p<0,001). Foi verificado também uma melhora significativa na composição corporal e no consumo máximo de oxigênio relativo ao peso (+ 15,79% p<0,001) e absoluto (+ 10,91% p<0,001). Conclusão: Após 20 semanas, a terapia interdisciplinar de mudança de estilo de vida apresentou efeitos benéficos em mulheres obesas o que reforça este modelo como uma estratégia viável para o tratamento da obesidade clínica, melhora da composição corporal e aptidão aeróbia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Badan Sanches, UNIFESP

Aluno de Mestrado do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, Universidade Federal de São Paulo - Baixada Santista - UNIFESP.

Membro do Grupo de Estudo da Obesidade (GEO) - Universidade Federal de São Paulo - Baixada Santista - UNIFESP.

Danielle Arisa Caranti, UNIFESP

Professora do Departamento de Biociências da Universidade Federal de São Paulo - Baixada

Coordenadora do Grupo de Estudo da Obesidade (GEO) - Universidade Federal de São Paulo - Baixada Santista - UNIFESP.

Downloads

Publicado

2013-08-19

Como Citar

1.
Sanches RB, Silva SGA, Rossi S, Fidalgo JPN, Moraes A dos S, Queiroz GGJ, et al. COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO AERÓBIA DE MULHERES OBESAS: EFEITOS BENÉFICOS DA TERAPIA INTERDISCIPLINAR. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 19º de agosto de 2013 [citado 22º de dezembro de 2024];18(3):354. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/2611

Edição

Seção

Artigos Originais