Efeitos de um programa educativo sobre práticas e saberes de trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família para a promoção de atividade física
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.17n4p293-299Palavras-chave:
Atividade motora, Saúde da família, Educação física, Educação em saúde, Atenção primária à saúde.Resumo
O estudo buscou avaliar os efeitos de um programa educativo sobre práticas e saberes de trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família para a promoção de atividade física. Realizou-se um ensaio controlado com 83 profissionais de duas Unidades Básicas de Saúde de São Paulo, de julho a outubro/2010. O Grupo Qualificação (GQ; n= 39) participou de programa educativo baseado na pedagogia freireana e na Política Nacional de Educação Permanente, enquanto o Grupo Controle (GC; n= 44) não recebeu intervenção no período. O programa educativo teve adesão de 56,5%, agentes comunitários de saúde em sua maioria (95,5%; p<0,001). De acordo com a análise qualitativa, ele foi muito bem avaliado pelos participantes, promovendo alterações sobre a representação da AF e sobre a qualidade do aconselhamento para prática. Também foi reconhecido pelos participantes como espaço de diálogo e acolhimento. O programa educativo proposto abre caminhos para a formação de profissionais de saúde sobre o tema da atividade física na atenção básica e se apresenta como uma interessante tecnologia de formação em serviço, em consonância com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e com a atual estrutura organizacional para a promoção de atividade física no Sistema Único de Saúde.
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