LET US Play: produção e implementação de um MOOC sobre atividade física e saúde
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.29e0351Palavras-chave:
Educação física, Capacitação de professores, Educação a distânciaResumo
Com intuito de apresentar uma ferramenta para identificação e modificação de jogos e brincadeiras tradicionais nas aulas de educação física (EF), para maximização da atividade física dos estudantes, foi proposta a produção e implementação de um curso on-line, aberto e massivo (MOOC) para docentes de EF, baseado na estratégia LET US Play (LUP). O curso foi disponibilizado em ambiente virtual e testado por professores de EF do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Os participantes responderam um questionário para avaliação da organização, do conteúdo e da relevância do curso, cuja análise foi realizada pelo índice de validação de conteúdo (IVC), com IVC de 0,94 para a organização, 0,90 para o conteúdo e 0,83 para a relevância. Concluiu-se que o MOOC pode ser uma alternativa para promover ações de formação continuada para docentes de EF, uma vez que os participantes demonstraram habilidade para aplicar os princípios LUP em suas aulas. O curso está depositado no portal de cursos livres do IFMS.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde.
Condessa LA, Soares CA, Mielke GI, Malta DC, Caiaffa WT. Prevalência de adolescentes fisicamente ativos nas capitais brasileiras: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2012 e 2015. Rev Bras Epidemiol. 2018;21(Suppl 1):e180012. doi: https://doi.org/10.1590/1980-549720180012.supl.1. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-549720180012.supl.1
Carlson JA, Sallis JF, Chriqui JF, Schneider L, McDermid LC, Agron P. State policies about physical activity minutes in physical education or during school. J Sch Health. 2013;83(3):150–6. doi: https://doi.org/10.1111/josh.12010. DOI: https://doi.org/10.1111/josh.12010
Silva IJO, Coelho-Ravagnani CF, Tenório MCM, Tassitano RM, Ravagnani FCP. A estratégia LET US Play aumenta a atividade física de crianças nas aulas de educação física escolar. Rev Bras Ativ Fís. Saúde. 2022;26:1-8. doi: https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0238. DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0238
Richardson RJ. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 3 ed, 2012, 334p.
Polit DF, Beck CT. The content validity index: are you sure you know what's being reported? Critique and recommendations. Res Nurs Health. 2006;29(5):489-97. doi: https://doi.org/10.1002/nur.20147. DOI: https://doi.org/10.1002/nur.20147
Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 279 p.
Silva EVM. Ensino da história e cultura afro-brasileira por meio do atletismo: contribuições de um curso de extensão a distância para professores de educação física [tese de doutorado]. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista, 2016.
Pereira MC. Futebol praticado por mulheres no Brasil: experiências de ensino a distância e presencial baseadas na teoria da aprendizagem histórica de JörnRüsen [tese de doutorado]. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista, 2019.
Reis CR, Coelho-Ravaganani CF, Ravagnani FCP. LET US Play: estratégias para maximizar a atividade física nas aulas de educação física escolar. Campo Grande: Vezevoz, 2020, 51p.
Bastos IMM. Desenho pedagógico e aprendizagem em MOOC: um estudo analítico sobre a qualidade dos cursos em plataformas nacionais e internacionais [dissertação de mestrado]. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2016.
Fontana MVL, Leffa VJ. MOOCS para o ensino de línguas: um estudo em CALL desde uma perspectiva construtivista. Alfa, Rev Linguíst. 2018;62(1):75–89. doi: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1804-4. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1804-4
Reis CR, Silva IJO, Coelho-Ravagnani CF, Ravagnani, FCP. Guia prático LET US Play: Estratégias para maximizar a atividade física nas aulas de educação física escolar. Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, 66p. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.212212411
Darido SC. Os conteúdos da educação física na escola. In: Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2 ed., 2011, 292p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caroline Rezende dos Reis, Christianne de Faria Coelho-Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula Ravagnani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito à Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar esse manuscrito sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificá-la como veículo de sua publicação original.