LET US Play: produção e implementação de um MOOC sobre atividade física e saúde

Autores

  • Caroline Rezende dos Reis Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Campo Grande, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Grupo de Pesquisa em Exercício e Nutrição na Saúde e Rendimento, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde, Tecnologia, Inovação e Cultura Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Brasil.l https://orcid.org/0000-0002-4685-9393
  • Christianne de Faria Coelho-Ravagnani Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Grupo de Pesquisa em Exercício e Nutrição na Saúde e Rendimento, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9082-6521
  • Fabricio Cesar de Paula Ravagnani Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Campo Grande, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Grupo de Pesquisa em Exercício e Nutrição na Saúde e Rendimento, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde, Tecnologia, Inovação e Cultura Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2758-0549

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.29e0351

Palavras-chave:

Educação física, Capacitação de professores, Educação a distância

Resumo

Com intuito de apresentar uma ferramenta para identificação e modificação de jogos e brincadeiras tradicionais nas aulas de educação física (EF), para maximização da atividade física dos estudantes, foi proposta a produção e implementação de um curso on-line, aberto e massivo (MOOC) para docentes de EF, baseado na estratégia LET US Play (LUP). O curso foi disponibilizado em ambiente virtual e testado por professores de EF do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Os participantes responderam um questionário para avaliação da organização, do conteúdo e da relevância do curso, cuja análise foi realizada pelo índice de validação de conteúdo (IVC), com IVC de 0,94 para a organização, 0,90 para o conteúdo e 0,83 para a relevância. Concluiu-se que o MOOC pode ser uma alternativa para promover ações de formação continuada para docentes de EF, uma vez que os participantes demonstraram habilidade para aplicar os princípios LUP em suas aulas. O curso está depositado no portal de cursos livres do IFMS.

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

1.
Reis CR dos, Coelho-Ravagnani C de F, Ravagnani FC de P. LET US Play: produção e implementação de um MOOC sobre atividade física e saúde. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 19º de setembro de 2024 [citado 15º de novembro de 2024];29:1-6. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/15273

Edição

Seção

Seção Especial