Efeitos do treinamento combinado tradicional e do treinamento multicomponente composto por treinamento de força e aulas de dança na capacidade funcional e cognitiva de idosos: protocolo de estudo

Autores

  • Eduarda Blanco-Rambo Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Laboratório de Pesquisa do Exercício, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7345-7832
  • Nadyne Rubin Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Laboratório de Pesquisa do Exercício, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7084-225X
  • Marcelo Bandeira-Guimarães Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Laboratório de Pesquisa do Exercício, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5649-552X
  • Caroline Muraro Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Laboratório de Pesquisa do Exercício, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0009-0007-0926-1134
  • Débora Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Laboratório de Pesquisa do Exercício, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0009-0005-8465-9068
  • Andressa Fergutz Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Laboratório de Pesquisa do Exercício, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0009-0002-4143-2726
  • Greyse Dornelles Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Laboratório de Pesquisa do Exercício, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0009-0008-3275-5391
  • Caroline Pietta-Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Laboratório de Pesquisa do Exercício, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3883-4938
  • Eduardo Lusa Cadore Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Laboratório de Pesquisa do Exercício, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4397-9485

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.29e0335

Palavras-chave:

Treinamento combinado, Treinamento de força, Dança, Envelhecimento, Exercícios de equilíbrio, Atividade física

Resumo

A combinação de treinamento de força e aeróbico (treinamento combinado - TC) tem sido uma intervenção amplamente utilizada para melhorar desfechos de saúde. Além disso, a dança tem sido bem descrita na literatura como uma ótima atividade aeróbica e pode ser uma opção interessante para compor um programa alternativo de treinamento multicomponente. Portanto, o objetivo do presente protocolo de estudo é descrever os métodos que serão utilizados em um ensaio clínico randomizado (ECR) que visa identificar e comparar os impactos do TC tradicional composto por treinamento de força e aeróbico e de um treinamento multicomponente composto por treinamento de força combinado com aulas de dança sobre capacidade funcional, cognitiva e qualidade de vida de idosos. A amostra do ECR será composta por homens e mulheres com idade entre 60 e 75 anos. Ambas as intervenções ocorrerão duas vezes por semana durante 12 semanas com intensidade e volume progressivos. A capacidade funcional será avaliada por meio de testes de marcha, equilíbrio, sentar e levantar e subir escadas. A força será avaliada por meio do teste de uma repetição máxima (1RM) no exercício de extensão de joelhos e por meio do teste de preensão palmar com o dinamômetro manual. A espessura muscular será avaliada por meio de ultrassonografia do quadríceps. A potência muscular será avaliada no exercício de extensão de joelhos a 30 e 70% de 1RM por meio de um transdutor linear de posição. A capacidade aeróbica será avaliada por meio do teste de caminhada de 6 minutos. A qualidade de vida e o desempenho cognitivo serão avaliados por meio de questionários. As comparações entre os grupos ao longo do tempo serão realizadas por meio de Equações de Estimativas Generalizadas com nível de significância p<0,01. Este protocolo segue as recomendações do SPIRIT-2013.

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

1.
Blanco-Rambo E, Rubin N, Bandeira-Guimarães M, Muraro C, Marques D, Fergutz A, et al. Efeitos do treinamento combinado tradicional e do treinamento multicomponente composto por treinamento de força e aulas de dança na capacidade funcional e cognitiva de idosos: protocolo de estudo. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 7º de junho de 2024 [citado 21º de junho de 2024];29:1-14. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/15245

Edição

Seção

Protocolos de estudos em atividade física e saúde