Da conscientização à ação: Efeitos de uma intervenção escolar nos estágios de mudança de comportamento para assistir TV e no conhecimento das diretrizes de tempo de tela em adolescentes brasileiros

Autores

  • Priscila Cristina dos Santos Federal University of Santa Catarina, Department of Physical Education, Research Centre in Physical Activity and Health, School of Sports, Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. https://orcid.org/0000-0002-0166-1201
  • Alexsandra da Silva Bandeira Federal University of Santa Catarina, Department of Physical Education, Research Centre in Physical Activity and Health, School of Sports, Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. https://orcid.org/0000-0001-8922-1042
  • Bruno Gonçalves Galdino da Costa Nipissing University, School of Physical and Health Education, North Bay, Ontario, Canada. https://orcid.org/0000-0002-5132-1512
  • Ana Caroline Ferreira Campos de Sousa Federal University of Santa Catarina, Department of Physical Education, Research Centre in Physical Activity and Health, School of Sports, Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. https://orcid.org/0000-0003-1327-5735
  • Kelly Samara da Silva Federal University of Santa Catarina, Department of Physical Education, Research Centre in Physical Activity and Health, School of Sports, Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. https://orcid.org/0000-0002-7356-1680

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.28e0314

Palavras-chave:

Tempo de tela recreativo, Comportamento de saúde, Saúde escolar, Estudo clínico randomizado controlado, Adolescente

Resumo

Os objetivos do estudo foram verificar o efeito de uma intervenção nos estágios de mudança de comportamento para assistir TV e identificar o papel mediador do conhecimento sobre as recomendações de tempo de tela. A intervenção multicomponente, randomizada e controlada obteve a participação de 727 alunos em 2017 (54,3% meninas, 13 anos; 427 no grupo intervenção e 300 no grupo controle). A formação dos professores foi realizada no início da intervenção juntamente com as melhorias ambientais, enquanto as ações educativas foram realizadas ao longo do ano. Os estágios de mudança de comportamento para assistir TV e o conhecimento sobre as recomendações do tempo de tela foram mensurados por questionário auto reportado, pré e pós-intervenção (um ano letivo). Para análise dos dados foi realizada uma modelagem de equações estruturais. Não houve efeito da intervenção nos estágios de mudança de comportamento para TV (p = 0,744) e também não houve mudanças significativas no conhecimento dos estudantes sobre as recomendações do tempo de tela (p = 0,741). Embora não tenha havido mediação entre conhecimento das recomendações do tempo de tela e o efeito da intervenção nos estágios de mudança de comportamento para TV (IC95%: -0,45;0,63), foi encontrada associação entre o conhecimento das recomendações e os estágios de mudança de comportamento para TV (p < 0,001). Conclui-se que a intervenção não teve efeito significativo nos estágios de mudança de comportamento para TV e efeito mediador. No entanto, aumentar a conscientização sobre as recomendações de tempo de tela pode impactar positivamente na intenção do adolescente de reduzir o tempo de TV.

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Biografia do Autor

Priscila Cristina dos Santos, Federal University of Santa Catarina, Department of Physical Education, Research Centre in Physical Activity and Health, School of Sports, Florianópolis, Santa Catarina, Brazil.

Mestre em Educação Física na área de Biodinâmica do Desempenho Humano (UFSC).
Doutoranda na área de Atividade Física Relacionada à Saúde (UFSC) com intercâmbio de seis meses na Deakin University (Melbourne, Austrália).

Participante do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NuPAF/CDS/UFSC).

Atualmente tem como linha de pesquisa o comportamento sedentário em crianças e adolescentes e programas de intervenção de base escolar com foco na redução do comportamento sedentário e aumento da prática de atividade física.

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

1.
Santos PC dos, Bandeira A da S, Costa BGG da, Sousa ACFC de, Silva KS da. Da conscientização à ação: Efeitos de uma intervenção escolar nos estágios de mudança de comportamento para assistir TV e no conhecimento das diretrizes de tempo de tela em adolescentes brasileiros. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 21º de novembro de 2023 [citado 3º de março de 2024];28:1-9. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/15079

Edição

Seção

Artigos Originais