Efeitos crônicos da atividade física escolar no desempenho cognitivo de jovens: um protocolo de revisão sistemática

Autores

  • Fernando William Flores Silva Faculdade SOGIPA de Educação Física, Departamento de Educação Física, Grupo de Pesquisa em Atividade Física, Esporte e Saúde, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8324-2491
  • Ricardo Martins Coventry University, Centre for Sport, Exercise and Life Sciences, Coventry, United Kingdom. https://orcid.org/0000-0003-1391-7179
  • Rochelle Rocha Costa Faculdade SOGIPA de Educação Física, Departamento de Educação Física, Grupo de Pesquisa em Atividade Física, Esporte e Saúde, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0182-4936
  • Carlos Cristi-Montero Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, IRyS Group, Physical Education School, Valparaíso, Chile. https://orcid.org/0000-0002-9940-507X
  • Júlio Brugnara Mello eFiDac research group, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Physical Education School, Chile. https://orcid.org/0000-0002-3013-1760

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0281

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Políticas públicas, Criança, Adolescente

Resumo

Revisões sistemáticas recentes apontam os efeitos agudos positivos da atividade física nas funções executivas em crianças e adolescentes, mas os efeitos crônicos nessa faixa etária ainda são incertos. Este artigo tem como objetivo descrever o protocolo de revisão sistemática e meta-análise que busca elucidar os efeitos crônicos da atividade física no ambiente escolar sobre as funções executivas e atenção de crianças e adolescentes, considerando os efeitos-moderadores e examinando diferentes tipos de intervenções no ambiente escolar. Será realizada uma busca sistemática de estudos publicados nas bases de dados PUBMED, Embase, Scopus e Cochrane Library. Serão incluídos estudos que atendam aos seguintes critérios pré-definidos (critérios PICOS): 1) estudos realizados com crianças e adolescentes saudáveis (6-18 anos), 2) estudos com intervenções de atividade física na escola, 3) estudos de intervenção, randomizados ou não, realizados com grupo controle e 4) estudos com flexibilidade, memória de trabalho, controle inibitório e resultados de atenção. Os resultados alvo serão extraídos como valores pré e pós teste. Tempo de intervenção, frequências, intensidade, volume, tempo de sessão e tipo de intervenção serão extraídos para análise de meta-regressão. Para a qualidade metodológica será utilizado o instrumento para avaliação da qualidade do estudo e relato em estudos de treinamento físico. As estimativas de efeito agrupadas serão calculadas a partir das pontuações das mudanças entre a linha de base e o final das intervenções. O tamanho do efeito será expresso em Cohens e apresentado como diferenças médias padronizadas e os cálculos serão realizados utilizando modelos de efeitos aleatórios. A heterogeneidade estatística será avaliada pela estatística Q de Cochran e pelo teste de inconsistência I². As meta-análises serão realizadas usando OpenMeta[Analyst].

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

. Andersen SL. Trajectories of brain development: point of vulnerability or window of opportunity? Neurosci Biobehav Rev. 2003;27(1-2):3–18.

Diamond A. Executive Functions. Annu Rev Psychol. 2013;64:135–168.

Lubans D, Richards J, Hillman C, Faulkner G, Beauchamp M, Nilssonet M, et al. Physical activity for cognitive and mental health in youth: a systematic review of mechanisms. Pediatrics. 2016;138(3):e20161642.

Tomporowski PD, McCullick B, Pendleton DM, Pesce C. Exercise and children’s cognition: The role of exercise characteristics and a place for metacognition. J Sport Heal Sci. 2015;4(1):47–55.

García-Hermoso A, Ramírez-Vélez R, Lubans DR, Izquierdo M. Effects of physical education interventions on cognition and academic performance outcomes in children and adolescents: a systematic review and meta-analysis. Br J Sports Med. 2021;55(21):1224-32.

Hallal PC, Andersen LB, Bull FC, Guthold R, Haskell W, Ekelund U, Lancet Physical Activity Series Working Group. Global physical activity levels: surveillance progress, pitfalls, and prospects. Lancet. 2012;380(9838):247–57.

Van Sluijs EMF, Ekelund U, Crochemore-Silva I, Guthold R, Ha A, Lubans D, et al. Physical activity behaviours in adolescence: current evidence and opportunities for intervention. Lancet. 2021;398(10298),429-42.

McMullen J, Ní Chróinín D, Tammelin T, Pogorzelska M, Van Der Mars H. International Approaches to Whole-of-School Physical Activity Promotion. Quest. 2015;67(4):384-99.

Bull FC, Al-Ansari SS, Biddle S, Borodulin K, Buman MP, Cardon G, et al. World Health Organization 2020 guidelines on physical activity and sedentary behaviour. Br J Sports Med. 2020;54(24):1451–62.

AAHPERD. Comprehensive school physical activity programs: Helping students achieve 60 minutes of physical activity each day [Position statement]. 2013.

Lubans D, Richards J, Hillman C, Faulkner G, Beauchamp M, Nilsson M, et al. Physical activity for cognitive and mental health in youth: a systematic review of mechanisms. Pediatrics. 2016;138(3):e20161642.

Braithwaite R, Spray CM, Warburton VE. Motivational climate interventions in physical education: A meta-analysis. Psychol Sport Exerc. 2011;12(6):628–38.

Dudley D, Burden R. What effect on learning does increasing the proportion of curriculum time allocated to physical education have? A systematic review and meta-analysis. Eur Phys Educ Rev. 2020;26(1):85–100.

Donnelly JE, Hillman CH, Castelli D, Etnier JL, Lee S, Tomporowski P, et al. Physical activity, fitness, cognitive function, and academic achievement in children. Med Sci Sport Exerc. 2016;48(6):1197–1222.

Contreras-Osorio F, Campos-Jara C, Martínez-Salazar C, Chirosa-Ríos L, Martínez-García D. Effects of sport-based interventions on children’s executive function: A systematic review and meta-analysis. Brain Sci. 2021;11(6):755.

Liu S, Yu Q, Li Z, Cunha PM, Zhang Y, Kong Z, et al. Effects of acute and chronic exercises on executive function in children and adolescents: a systemic review and meta-analysis. Front Psychol. 2020;11:554915.

Takacs ZK, Kassai R. The efficacy of different interventions to foster children’s executive function skills: A series of meta-analyses. Psychol Bull. 2019;145(7):653–97.

Sun X, Li Y, Cai L, Wang Y. Effects of physical activity interventions on cognitive performance of overweight or obese children and adolescents: a systematic review and meta-analysis. Pediatr Res. 2021;89(1):46-53.

Xin M, Luo S, She R, Yu Y, Li L, Wang S, et al. Negative cognitive and psychological correlates of mandatory quarantine during the initial COVID-19 outbreak in China. Am Psychol. 2020;75(5):607–17.

Phelps C, Sperry LL. Children and the COVID-19 pandemic. Psychol Trauma Theory, Res Pract Policy. 2020;12(S1):S73.

Araújo LA de, Veloso CF, Souza M de C, Azevedo JMCD, Tarro G. The potential impact of the COVID-19 pandemic on child growth and development: a systematic review. J Pediatr. 202197:369–77.

Tremblay MS, LeBlanc AG, Janssen I, Kho ME, Hicks A, Murumets K, et al. Canadian Sedentary Behaviour Guidelines for Children and Youth. Appl Physiol Nutr Metab. 2011;36(1):59–64.

Berardelli I, Corigliano V, Hawkins M, Comparelli A, Erbuto D, Pompili M. Lifestyle interventions and prevention of suicide. Front Psychiatry. 2018;9:567.

Padulo J, Bragazzi NL, De Giorgio A, Grgantov Z, Prato S, Ardigò LP. The effect of physical activity on cognitive performance in an italian elementary school: insights from a pilot study using structural equation modeling. Front Physiol. 2019;10:202.

Torrens-Burton A, Basoudan N, Bayer AJ, et al. Perception and reality of cognitive function: information processing speed, perceived memory function, and perceived task difficulty in older adults. J Alzheimer’s Dis. 2017;60(4):1601–09.

Willoughby MT, Blair CB, Wirth RJ, Greenberg M. The measurement of executive function at age 5: Psychometric properties and relationship to academic achievement. Psychol Assess. 2012;24(1):226–39.

Higgins JPT, Thomas J, Chandler J, Cumpston M, Li T, Page MJ WV. Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions version 6.0 (updated July 2019). In: The Cochrane Collaboration. Chichester (UK): John Wiley & Sons, 2019.

Van Waelvelde H, Vanden Wyngaert K, Mariën T, Baeyens D, Calders P. The relation between children’s aerobic fitness and executive functions: A systematic review. Infant Child Dev. 2020;29(3), e2163.

Rosario Rueda M, P. Pozuelos J, M. Cómbita L. Cognitive Neuroscience of Attention From brain mechanisms to individual differences in efficiency. AIMS Neurosci. 2015;2(4):183–202.

Smart NA, Waldron M, Ismail H, Giallauria F, Vigorito C, Cornelissen V, et al. Validation of a new tool for the assessment of study quality and reporting in exercise training studies. Int J Evid Based Healthc. 2015;13(1):9–18.

Downloads

Publicado

2022-12-16

Como Citar

1.
Silva FWF, Martins R, Costa RR, Cristi-Montero C, Mello JB. Efeitos crônicos da atividade física escolar no desempenho cognitivo de jovens: um protocolo de revisão sistemática. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 16º de dezembro de 2022 [citado 28º de janeiro de 2023];27:1-7. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14911

Edição

Seção

Protocolos de estudos em atividade física e saúde