Efeitos crônicos da atividade física escolar no desempenho cognitivo de jovens: um protocolo de revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0281Palavras-chave:
Promoção da saúde, Políticas públicas, Criança, AdolescenteResumo
Revisões sistemáticas recentes apontam os efeitos agudos positivos da atividade física nas funções executivas em crianças e adolescentes, mas os efeitos crônicos nessa faixa etária ainda são incertos. Este artigo tem como objetivo descrever o protocolo de revisão sistemática e meta-análise que busca elucidar os efeitos crônicos da atividade física no ambiente escolar sobre as funções executivas e atenção de crianças e adolescentes, considerando os efeitos-moderadores e examinando diferentes tipos de intervenções no ambiente escolar. Será realizada uma busca sistemática de estudos publicados nas bases de dados PUBMED, Embase, Scopus e Cochrane Library. Serão incluídos estudos que atendam aos seguintes critérios pré-definidos (critérios PICOS): 1) estudos realizados com crianças e adolescentes saudáveis (6-18 anos), 2) estudos com intervenções de atividade física na escola, 3) estudos de intervenção, randomizados ou não, realizados com grupo controle e 4) estudos com flexibilidade, memória de trabalho, controle inibitório e resultados de atenção. Os resultados alvo serão extraídos como valores pré e pós teste. Tempo de intervenção, frequências, intensidade, volume, tempo de sessão e tipo de intervenção serão extraídos para análise de meta-regressão. Para a qualidade metodológica será utilizado o instrumento para avaliação da qualidade do estudo e relato em estudos de treinamento físico. As estimativas de efeito agrupadas serão calculadas a partir das pontuações das mudanças entre a linha de base e o final das intervenções. O tamanho do efeito será expresso em Cohens e apresentado como diferenças médias padronizadas e os cálculos serão realizados utilizando modelos de efeitos aleatórios. A heterogeneidade estatística será avaliada pela estatística Q de Cochran e pelo teste de inconsistência I². As meta-análises serão realizadas usando OpenMeta[Analyst].
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