National guidelines for physical activity in early childhood in American countries: a scoping review

Autores

  • Paulo Henrique Guerra Federal University of Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4239-0716
  • Anastácio Neco Souza Filho Federal University of Paraíba, Department of Physical Education, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Carla Menêses Hardman Federal University of Pernambuco, Department of Physical Education, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4355-0112
  • Clarice Lucena Martins Federal University of Paraíba, Department of Physical Education, João Pessoa, Paraíba, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4947-9329
  • Daniel da Rocha Queiroz Federal University of Pernambuco, Department of Physical Education, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9901-4677
  • Larissa Rosa Silva State University of Western Paraná, Department of Physical Education, Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil.
  • Paula Fabricio Sandreschi Ministry of Health, Secretariat of Primary Health Care, Health Promotion Department, General Coordination of Physical Activity Promotion and Intersectoral Actions, Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Rildo de Souza Wanderley Junior Federal University of Pernambuco, Department of Physical Education, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6141-4483
  • Daniel Umpierre Federal University of Rio Grande do Sul, Department of Collective Health, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6953-0163
  • Mauro Virgilio Gomes Barros University of Pernambuco, Higher School of Physical Education, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3165-0965

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0228

Palavras-chave:

Atividade física, Política pública, Promoção da saúde, Revisão

Resumo

Objetivou-se identificar e analisar guias nacionais com recomendações de atividade física para a primeira infância nos países do continente americano. Foi realizada uma revisão de escopo nos sítios eletrônicos das agências nacionais de educação, esporte e/ou saúde dos 36 países americanos, no sítio eletrônico Google e por meio de contatos com profissionais. A síntese foi elaborada a partir da exploração do material, visando abordagens e recomendações nos domínios “benefícios”, “dose”, “tipos e exemplos”, “orientações para a prática” e “comportamento sedentário”. De 21 documentos avaliados, quatro foram encaminhados para a síntese (Canadá, Chile, Estados Unidos e Uruguai). Todos os guias incluídos convergiram quanto às recomendações sobre a importância da atividade física para controle do peso e para o crescimento e desenvolvimento saudáveis (e.g., domínio benefícios); sobre a importância das crianças serem fisicamente ativas em vários momentos do dia, destacando a oferta de “atividades físicas alegres, seguras, supervisionadas e adequadas à idade” e a “participação em jogos, brincadeiras e atividades estruturadas” (e.g., domínio tipos e exemplos); e sobre o apoio dos pais e responsáveis ou dos cuidadores ao estímulo de atividades que incentivem a responsabilidade e a autonomia (e.g., domínio orientação para a prática). Por fim, considerando que estratégias de promoção de atividade física envolvem a abordagem de fatores individuais e contextuais, é importante que futuros guias nacionais de atividade física envolvam recomendações em domínios que são determinantes da atividade física nesta faixa etária, como o suporte dos cuidadores primários e o ambiente construído, em seu acesso e possibilidades.

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Biografia do Autor

Paulo Henrique Guerra, Federal University of Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (componente: Saúde Coletiva) e Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF), Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP)

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Publicado

2021-11-12

Como Citar

1.
Guerra PH, Souza Filho AN, Hardman CM, Martins CL, Queiroz D da R, Silva LR, et al. National guidelines for physical activity in early childhood in American countries: a scoping review. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 12º de novembro de 2021 [citado 21º de novembro de 2024];26:1-9. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14650

Edição

Seção

Artigo de revisão narrativa e ensaios teóricos em atividade física e saúde