National guidelines for physical activity in early childhood in American countries: a scoping review

Autores

  • Paulo Henrique Guerra Federal University of Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4239-0716
  • Anastácio Neco Souza Filho Federal University of Paraíba, Department of Physical Education, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Carla Menêses Hardman Federal University of Pernambuco, Department of Physical Education, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4355-0112
  • Clarice Lucena Martins Federal University of Paraíba, Department of Physical Education, João Pessoa, Paraíba, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4947-9329
  • Daniel da Rocha Queiroz Federal University of Pernambuco, Department of Physical Education, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9901-4677
  • Larissa Rosa Silva State University of Western Paraná, Department of Physical Education, Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil.
  • Paula Fabricio Sandreschi Ministry of Health, Secretariat of Primary Health Care, Health Promotion Department, General Coordination of Physical Activity Promotion and Intersectoral Actions, Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Rildo de Souza Wanderley Junior Federal University of Pernambuco, Department of Physical Education, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6141-4483
  • Daniel Umpierre Federal University of Rio Grande do Sul, Department of Collective Health, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6953-0163
  • Mauro Virgilio Gomes Barros University of Pernambuco, Higher School of Physical Education, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3165-0965

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0228

Palavras-chave:

Atividade física, Política pública, Promoção da saúde, Revisão

Resumo

Objetivou-se identificar e analisar guias nacionais com recomendações de atividade física para a primeira infância nos países do continente americano. Foi realizada uma revisão de escopo nos sítios eletrônicos das agências nacionais de educação, esporte e/ou saúde dos 36 países americanos, no sítio eletrônico Google e por meio de contatos com profissionais. A síntese foi elaborada a partir da exploração do material, visando abordagens e recomendações nos domínios “benefícios”, “dose”, “tipos e exemplos”, “orientações para a prática” e “comportamento sedentário”. De 21 documentos avaliados, quatro foram encaminhados para a síntese (Canadá, Chile, Estados Unidos e Uruguai). Todos os guias incluídos convergiram quanto às recomendações sobre a importância da atividade física para controle do peso e para o crescimento e desenvolvimento saudáveis (e.g., domínio benefícios); sobre a importância das crianças serem fisicamente ativas em vários momentos do dia, destacando a oferta de “atividades físicas alegres, seguras, supervisionadas e adequadas à idade” e a “participação em jogos, brincadeiras e atividades estruturadas” (e.g., domínio tipos e exemplos); e sobre o apoio dos pais e responsáveis ou dos cuidadores ao estímulo de atividades que incentivem a responsabilidade e a autonomia (e.g., domínio orientação para a prática). Por fim, considerando que estratégias de promoção de atividade física envolvem a abordagem de fatores individuais e contextuais, é importante que futuros guias nacionais de atividade física envolvam recomendações em domínios que são determinantes da atividade física nesta faixa etária, como o suporte dos cuidadores primários e o ambiente construído, em seu acesso e possibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Guerra, Federal University of Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (componente: Saúde Coletiva) e Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF), Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP)

Referências

McCrorie P, Martin A, Janssen X. Physical activity guidelines and recommendations. In: Brusseau TA, Fairclough SJ, Lubans, DR, editors. The Routledge Handbook of Youth Physical Activity. New York: Routledge; 2020. p. 69-100.

Troiano RP, Stamatakis E, Bull FC. How can global physical activity surveillance adapt to evolving physical activity guidelines? Needs, challenges and future directions. Br J Sports Med. 2020;54(24):1468-73.

Milton K, Bauman AE, Faulkner G, Hastings G, Bellew W, Williamson C, Kelly P. Maximising the impact of global and national physical activity guidelines: the critical role of communication strategies. Br J Sports Med. 2020;54(24):1463-7.

Britto PR, Lye SJ, Proulx K, Yousafzai AK, Matthews SG, Vaivada T, et al. Nurturing care: promoting early childhood development. Lancet. 2017;389(10064):91-102.

Black MM, Walker SP, Fernald LCH, Andersen CT, DiGirolamo AM, Lu C, et al. Early childhood development coming of age: science through the life course. Lancet. 2017;389(10064):77-90.

Telama R, Yang X, Leskinen E, Kankaanpää A, Hirvensalo M, Tammelin T, et al. Tracking of physical activity from early childhood through youth into adulthood. Med Sci Sports Exerc. 2014;46(5):955-62.

World Health Organization. Guidelines on physical activity, sedentary behaviour and sleep for children under 5 years of age. 2019. Available from: https://apps.who.int/iris/handle/10665/311664.

Jones R, Okely AD. Physical Activity Recommendations for Early Childhood. Encyclopedia on Early Childhood Development. 2020. Available from: http://www.child-encyclopedia.com/physical-activity/according-experts/physical-activity-recommendations-early-childhood.

Canada – Canadian Society for Exercise Physiology [homepage on the Internet]. Canadian 24-hour movement guidelines: an integration of physical activity, sedentary behaviour, and sleep. Available from: https://csepguidelines.ca/.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira. 2021. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf.

Silva LR, Hardman CM, Martins CL, Guerra PH, Souza Filho AN, Queiroz DR, et al. Atividade física para crianças de até 5 anos: Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 2021;26:e0213.

Ramires VV, Becker LA, Sadovsky ADI, Zago AM, Bielemann RM, Guerra PH. Evolução da pesquisa epidemiológica em atividade física e comportamento sedentário no Brasil: atualização de uma revisão sistemática. Rev Bras Ativ Fis Saúde. 2014;19:529-30.

Guerra PH, Garcia LMT, Ribeiro EHC, Maretti ALR, Andrade DR, Florindo AA. Identificação e análise das diretrizes nacionais de atividade física nas Américas. Cien Saude Colet. 2021;26:2961-8.

Chile. Ministerio del Deporte; Ministerio de Salud; Ministerio de Educación. Recomendaciones para la práctica de actividad física según curso de vida. 2017. Available from: http://selloseligevivirsano.cl/wp-content/uploads/2019/03/guia-de-recomendaciones-af-curso-de-vida.pdf.

Estados Unidos da América. United States Department of Health and Human Services. Physical activity guidelines for americans. 2nd edition. 2018. Available from: https://health.gov/sites/default/files/2019-09/Physical_Activity_Guidelines_2nd_edition.pdf.

Uruguai. Ministerio de Salud; Secretaria Nacional del Deporte. ¡A MOVERSE! Guía de actividad física. 2017. Available from: https://www.paho.org/uru/dmdocuments/WEB%20-%20Guia%20de%20actividad%20fisica2%20-%20MSP-compressed.pdf.

Guerra PH, Barbosa Filho VC, Almeida A, Silva LS, Pinto MTV, Leonel RM, et al. Systematic review of physical activity and sedentary behavior indicators in South-American preschool children. Rev Paul Pediatr. 2019;38:e2018112.

Knuth AG, Silva ICM, Mielke GI. Promoção da saúde: um convite à releitura de imprecisões teóricas na área de Atividade Física e Saúde. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 2018;23:e0032.

Bingham DD, Costa S, Hinkley T, Shire KA, Clemes SA, Barber SE. Physical Activity During the Early Years: A Systematic Review of Correlates and Determinants. Am J Prev Med. 2016;51(3):384-402.

Ding D, Mutrie N, Bauman A, Pratt M, Hallal PRC, Powell KE. Physical activity guidelines 2020: comprehensive and inclusive recommendations to activate populations. Lancet. 2020;396(10265):1780-2.

Xu H, Wen LM, Rissel C. Associations of parental influences with physical activity and screen time among young children: a systematic review. J Obes. 2015;2015:546925.

Christian H, Ball SJ, Zubrick SR, Brinkman S, Turrell G, Boruff B, et al. Relationship between the neighbourhood built environment and early child development. Health Place. 2017;48:90-101.

Jones RA, Hinkley T, Okely AD, Salmon J. Tracking physical activity and sedentary behavior in childhood: a systematic review. Am J Prev Med. 2013;44(6):651-8.

Hinkley T, Salmon J, Okely AD, Hesketh K, Crawford D. Correlates of preschool children's physical activity. Am J Prev Med. 2012;43(2):159-67.

Eichinger M, Schneider S, De Bock F. Subjectively and objectively assessed social and physical environmental correlates of preschoolers’ accelerometer-based physical activity. Int J Behav Nutr Phys Act. 2017;14,153.

French SA, Sherwood NE, Mitchell NR, Fan Y. Park use is associated with less sedentary time among low-income parents and their preschool child: The NET-Works study. Prev Med Rep. 2017;5:7-12.

Fan Y, Chen Q. Family functioning as a mediator between neighborhood conditions and children's health: evidence from a national survey in the United States. Soc Sci Med. 2012;74(12):1939-47.

Ruiz RM, Sommer EC, Tracy D, Banda JA, Economos CD, JaKa MM, et al. Novel patterns of physical activity in a large sample of preschool-aged children. BMC Public Health. 2018;18(1):242.

Aguilar-Farias N, Martino-Fuentealba P, Espinoza-Silva M. Objectively measured physical activity and sedentary behaviour patterns in chilean pre-school children. Nutr Hosp. 2015;32(6):2606-12.

An R, Shen J, Yang Q, Yang Y. Impact of built environment on physical activity and obesity among children and adolescents in China: a narrative systematic review. Journal of sport and health science. 2019;8(2):153-69.

Carlin A, Perchoux C, Puggina A, Aleksovska K, Buck C, Burns C, et al. A life course examination of the physical environmental determinants of physical activity behaviour: A "Determinants of Diet and Physical Activity" (DEDIPAC) umbrella systematic literature review. PLoS One. 2017;12(8):e0182083.

Sociedade Brasileira de Pediatria. Promoção da Atividade Física na Infância e Adolescência. 2017. Available from: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/19890e-MO-Promo_AtivFisica_na_Inf_e_Adoles-2.pdf.

Downloads

Publicado

2021-11-12

Como Citar

1.
Guerra PH, Souza Filho AN, Hardman CM, Martins CL, Queiroz D da R, Silva LR, et al. National guidelines for physical activity in early childhood in American countries: a scoping review. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 12º de novembro de 2021 [citado 29º de março de 2024];26:1-9. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14650

Edição

Seção

Artigos de Revisão