Inatividade física no lazer durante a pandemia da COVID-19 em universitários de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0178Palavras-chave:
Estudantes, Atividades de lazer, PandemiasResumo
Os objetivos deste estudo foram estimar a prevalência de inatividade física no lazer e analisar a associação entre as práticas de atividades físicas (AF) pregressas na Educação Física (EF) escolar e fora do contexto escolar, sob a inatividade física no lazer durante o período da pandemia de COVID-19. Estudo transversal em que 1.679 estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia responderam um questionário online adaptado do “Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida em Acadêmicos (ISAQ-A)". O período de coleta teve duração de 25 dias, em maio de 2020. A análise da associação empregada foram as Razões de Prevalências (RP), complementadas pelo intervalo de confiança a 95% (IC95%), nas análises brutas e ajustadas. A variável dependente foi relatar não praticar AF no lazer durante a pandemia de COVID-19. As variáveis independentes: prática de AF no período da infância e adolescência, fora da escola e participação nas aulas de Educação Física escolar (participação regular e irregular). As variáveis de controle foram estado de saúde, meios para a prática de AF antes da pandemia e renda. O nível de significância adotado foi de 5%. O não envolvimento em atividades físicas fora do contexto escolar está associado a maiores prevalências de inatividade física no lazer (RP = 1,245; IC95%: 1,087 – 1,426). Os achados deste estudo indicam que as AFs realizadas no âmbito do lazer no período da infância e adolescência podem influenciar na manutenção da prática mesmo em situações adversas, como o distanciamento social ocasionado pela pandemia de COVID-19.
Downloads
Referências
Brasil. Coronavirus - COVID 19, O que você precisa saber [Internet]. Ministério da Saúde. 2020. Available from: https://coronavirus.saude.gov.br/
Sandford A. Coronavirus: Half of humanity now on lockdown as 90 countries call for confinement. [Internet]. Euronews. 2020. Available from: https://www.euronews.com/2020/04/02/coronavirus-in-europe-spain-s-death-toll-hits-10-000-after-record-950-new-deaths-in-24-hou
Brasil. Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Vol. 1. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); 2019. 44 p.
Matias T, Dominski FH, Marks DF. Human needs in COVID-19 isolation. J Health Psychol. 2020;25(7):871–82.
Sallis JF, Pratt M. Multiple benefits of physical activity during the Coronavirus pandemic. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 2020;25:e0112.
Roberts K. Locked down leisure in Britain. Leisure Studies. 2020;39(5):617-628.
Teodoro A, Brito G, Camargo L, Silva M, Bramante A. A Dimensão Tempo na Gestão das Experiências de Lazer em Período de Pandemia da Covid-19 no Brasil. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer. 2020;23(3):126-62.
Matos L, Pinheiro W, Bahia M. Vivências do Lazer para Discentes do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará no Contexto de Pandemia da Covid – 19. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer. 2020;23(3):251-88.
Sousa TF, Santos SFS, Pie ACS, Rossato LC. Associação entre indicadores de prática de atividades físicas na adolescência com o nível atual de prática de atividades físicas no lazer em acadêmicos de um curso de educação física no nordeste do brasil. Pensar a Prática. 2009;12(3).
Hayes G, Dowd KP, MacDonncha C, Donnelly AE. Tracking of Physical Activity and Sedentary Behavior From Adolescence to Young Adulthood: A Systematic Literature Review. J Adolesc Heal. 2019;65(4):446–54.
Bélanger M, Sabiston CM, Barnett TA, O’Loughlin E, Ward S, Contreras G, et al. Number of years of participation in some, but not all, types of physical activity during adolescence predicts level of physical activity in adulthood: Results from a 13-year study. Int J Behav Nutr Phys Act. 2015;12(1):1–8.
Luiz RR, Magnanini MMF. A lógica da determinaçäo do tamanho da amostra em investigaçöes epidemiológicas. Cad saúde colet. 2000;8(2):9–28.
Universidade Federal de Uberlândia. Relatório de ações de transição Covid-19 UFU [acesso em 13 nov 2020]. Disponível em http://comunica.ufu.br/sites/comunica.ufu.br/files/conteudo/noticia/anexo_relatorio_de_acoes_emergenciais_ou_transicao_ufu.pdf
Lahti A, Rosengren BE, Nilsson JÅ, Karlsson C, Karlsson MK. Long-term effects of daily physical education throughout compulsory school on duration of physical activity in young adulthood: An 11-year prospective controlled study. BMJ Open Sport Exerc Med. 2018;4(1):20–2.
Gordon-Larsen P, McMurray RG, Popkin BM. Determinants of adolescent physical activity and inactivity patterns. Pediatrics. 2000;105(6).
Sousa TF, Barbosa AR, Santos SFS, Alvarenga AM, Fonseca SA, Nahas MV. Associação entre a participação na educação física escolar e a prática de esportes coletivos durante a universidade. Rev Bras Cineantropometria e Desempenho Hum. 2016;18(2):222–32.
Soares CAM, Hallal PC. Interdependência entre a participação em aulas de Educação Física e níveis de atividade física de jovens brasileiros: estudo ecológico Interdependence between participation in Physical Education classes and physical activity levels of Brazilians adolesce. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 2015;20(6):588–90.
Ryan R, Deci E. Self-Determination Theory: Basic Psychological Needs in Motivation, Development, and Well-Ness. New York: Guilford Press; 2017.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais : Educação física / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 96p.
Minas Gerais. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Conteúdo Básico Comum (CBC) de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio. 2018. Disponível em: https://www2.educacao.mg.gov.br/images/EdFisica.pdf.
Sousa TF. Atividade física pregressa e atual em estudantes de uma universidade pública do estado da Bahia [tese de mestrado]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2011.
Palma A. Atividade física, processo saúde-doença e condições sócio-econômicas: uma revisão de literatura. Rev paul Educ Fis. 2000;14(1):97–106.
Hallal P, Cesar GV, Wells MR, C.K. J. Adolescent Physical Activity and Health: A Systematic Review. Sport Med. 2006;36(12):1019–30.
Azevedo MR, Araújo CL, da Silva MC, Hallal PC. Tracking of physical activity from adolescence to adulthood: A population-based study. Rev Saude Publica. 2007;41(1):69–75.
Štefan L, Mišigoj-Duraković M, Devrnja A, Podnar H, Petrić V, Sorić M. Tracking of physical activity, sport participation, and sedentary behaviors over four years of high school. Sustain. 2018;10(9).
Darido SC. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Rev bras educ fís esp. 2004;61–80.
Gillison FB, Rouse P, Standage M, Sebire SJ, Ryan RM. A meta-analysis of techniques to promote motivation for health behaviour change from a self-determination theory perspective. Health Psychol Rev. 2019;13(1):110–30.
Hartman CL, Barcelona RJ, Trauntvein NE, Hall SL. Well-being and leisure-time physical activity psychosocial factors predict physical activity among university students. Leis Stud. 2020;39:156–64.
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional - Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para Todas as Pessoas [Internet]. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; 2017. 392 p. Available from: http://www.br.undp.org/content/dam/brazil/docs/publicacoes/relatorio-nacional-desenvolvimento-humano-2017.pdf
Matias T, Dominski F, Marks D. Human needs in COVID-19 isolation. Journal of Health Psychology. 2020;25(7):871-882.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Giselle Helena Tavares, Daniel Paiva de Oliveira , Lucas Ramos Rodrigues, Caroline Gonçalves da Mota, Thiago Ferreira de Sousa, Maria Clara Elias Polo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito à Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar esse manuscrito sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificá-la como veículo de sua publicação original.