Discursos de instituições de saúde brasileiras sobre atividade física no início da pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0122Palavras-chave:
Pandemias, Comunicação em Saúde, Atividade Motora, DiscursoResumo
Este estudo objetiva analisar os discursos produzidos por instituições de saúde sobre atividade física no início da pandemia de COVID-19 (março e começo de abril) no Brasil. Foi realizado um estudo documental a partir de sites de instituições de saúde, com o aporte teórico-metodológico inspirado nos estudos foucaultianos a partir do entrelaçamento da noção de discurso e seu impacto no governo das condutas. Foram compiladas 17 comunicações, sendo três de instituições governamentais, nove de sociedades médicas e cinco da educação física. Os primeiros comunicados abordaram a higiene pessoal e de equipamentos, referentes a locais fechados e em seguida a restrição de atividade física em tais espaços, indicando o domicílio para a realização das práticas. Assim, houve predomínio da atividade física em sua vertente biológica especialmente na estimativa de afetar a função imunológica. Problematizamos os discursos a partir da noção do governo das condutas, onde indivíduos e famílias foram acionados a praticar atividade física em casa, sem garantia de instrumentalização e acesso ao conhecimento e profissionais desta área.
Downloads
Referências
World Health Organization/WHO. WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020. 2020. [citado em 2020 mar 28]. Disponível em: https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-atthe-media-briefing-on-covid-19-11-march-2020.
Brasil. Ministério da Saúde. notícias. Saúde anuncia orientações para evitar a disseminação do coronavírus. 2020. [citado em 2020 mar 20]. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46540-saude-anuncia-orientacoespara-evitar-a-disseminacao-do-coronavirus.
Governo Estado de São Paulo. Campanha de Utilidade Pública: Fique em Casa. [citado em 2020 abr 02]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=D2zESBXbauA.
Brasil. Ministério da Saúde. Coronavírus (Covid-19). Sobre a doença. 2020. [citado em 2020 abr 02]. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#transmissao.
U.S. Department of Health and Human Services. Physical Activity Guidelines Advisory Committee Scientific Report - PAGAC. Washington, DC: U.S. Department of Health and Human Services; 2018. [citado em 2020 jan 20]. Disponível em: https://health.gov/sites/default/files/2019-09/PAG_Advisory_Committee_Report.pdf.
Brasil. Ministério da Saúde. Covid19. Painel Coronavírus. 2020. [citado em 2020 abr 01]. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/.
Fragoso S, Recuero R, Amaral A. Métodos de pesquisa para a internet. Porto Alegre: Sulina, 2015.
Fisher RMB. Foucault e a análise do discurso em educação. Cad. Pesqui. [online] 2001;sv(n.114):197-223.
Foucault M. História da Sexualidade I — a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2010.
Foucault M. Nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Bilibio LFS, Damico JGS. Carta a um jovem professor. Cad Formação RBCE. 2011;2(2):92-103.
World Health Organization/WHO. Regional office for Europe. Stay physically active during self-quarantine. 2020. [citado em 2020 abr 02]. Disponível em: http://www.euro.who.int/en/health-topics/health-emergencies/coronavirus-covid-19/novel-coronavirus-2019-ncov-technical-guidance/stay-physically-active-during-self-quarantine/_recache#article.
American College of Sports Medicine/ACSM. Staying Physically Active During the COVID-19 Pandemic. 2020. [citado em 2020 abr 02]. Disponível em: https://www.acsm.org/read-research/newsroom/news-releases/news-detail/2020/03/16/staying-physically-active-during-covid-19-pandemic.
Brasil. Ministério da Saúde. Por que é importante manter-se fisicamente ativo durante a pandemia de Covid-19? 2020. [citado em 2020 abr 01]. Disponível em: https://www.inca.gov.br/publicacoes/material-para-web/por-que-e-importante-manter-se-fisicamente-ativo-durante-pandemia-de.
Chen P, Mao L, Nassis GP, Harmer P, Ainsworth BE, Li F. Coronavirus disease (COVID-19): The need to maintain regular physical activity while taking precautions. J Sport Health Sci. 2020;9:103-4.
Conselho Regional de Educação Física da 4° Região/CREF4/SP. COVID-19: Nota de Esclarecimento nº 1. 2020. [citado em 2020 abr 02]. Disponível em: http://www.crefsp.gov.br/noticia/16330-COVID-19:-NOTA-DE-ESCLARECIMENTO-N%C2%B0-1.
Conselho Regional de Educação Física da Primeira Região/CREF1/RJ-ES. Nota técnica do CREF1 sobre o coronavírus (COVID-19). [citado em 2020 abr 02]. Disponível em: https://cref1.org.br/informe/nota-tecnica-do-cref1-sobre-o-coronavirus/.
Simpson RJ, Campbell JP, Gleeson M, Krüger K, Nieman DC, Pyne DB, et al. Can exercise affect immune function to increase susceptibility to infection? Exerc Immunol Rev. 2020;26:8-22.
Zhu W. Should, and how can, exercise be done during a coronavirus outbreak? An interview with Dr. Jeffrey A. Woods. J Sport Health Sci. 2020;9:105-7.
Carvalho FFB. Recomendações de atividade física para a saúde (pública): reflexões em busca de novos horizontes. ABCS Health Sciences. 2019;44(2):131-7.
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento/PNUD. Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do Brasil – Movimento é vida: atividades físicas e esportivas para todas as pessoas: 2017. Brasília: PNUD, 2017.
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – CBCE. Moção de Repúdio ao pronunciamento do presidente Bolsonaro sobre o Coronavírus. [citado em 2020 mar 29]. Disponível em: http://www.cbce.org.br/noticias-detalhe.php?id=1435.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis. Vigitel Brasil 2019 [recurso eletrônico]. 2020.
Chignola S. Reinventar a liberdade, reinventar a si próprio. IHU On-Line: Revista do Instituto Humanitas Unisinos. 2015;472:20-5.
Peters M. Financeirização, o ácido que corrói a democracia. IHU On-Line: Revista do Instituto Humanitas Unisinos. 2015;472:26-32.
Abib LT, Gomes IM. A educação e o governamento dos corpos na atualidade: uma análise do “Movimento 21 dias por uma vida mais saudável”. Saude Soc. 2019; 28(4):229-42.
Foucault M. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. Laura Fraga Sampaio. 3º ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
Foucault M. Do Governo dos Vivos: curso dado no Collège de France (1979-1980). São Paulo: Martins Fontes, 2014.
Caponi S. A saúde como objeto de reflexão filosófica. In: Bagrichevski M, Palma A, Estevão A (orgs). A saúde em debate na Educação Física. Blumenau: Edibes, 2003.
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM N° 2.446, 11 de novembro de 2014. Redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alan Goularte Knuth, Fabio Fortunato Brasil de Carvalho, Débora Duarte Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito à Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar esse manuscrito sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificá-la como veículo de sua publicação original.