Motivação para a prática de balé clássico por mulheres adultas
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0129Palavras-chave:
Motivação, Dança, Atividade físicaResumo
A motivação para a prática de qualquer exercício físico é a base determinante para conhecer a escolha da modalidade, adesão e a desistência da mesma. O objetivo deste estudo foi identificar os fatores que levam a mulher adulta a escolher o balé clássico enquanto atividade física, bem como verificar se existe associação significativa entre as dimensões motivacionais para a prática do balé segundo o tempo de prática e grupo de idades. Foi aplicado o questionário Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física em 42 mulheres que iniciaram a prática do balé clássico após os 18 anos de idade, e que praticam a modalidade em escolas de danças na cidade de Caruaru, Pernambuco. As mulheres optaram pelo balé clássico por diversos motivos, sendo os principais deles prazer e sociabilidade. Além disso, a competitividade foi um fator motivacional que se destacou entre as participantes mais jovens.
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