Teaching of health-related physical activity in medical schools: the Brazilian scenario

  • Adriana Akemi Dourado Programa de Pós-graduação em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6983-8483
  • Pedro Rodrigues Curi Hallal Programa de Pós-graduação em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Programa de Pós-graduação em Epidemiologia. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1470-6461
  • Marlos Rodrigues Domingues Programa de Pós-graduação em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2503-2944
  • Fernando Vinholes Siqueira Programa de Pós-graduação em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2899-3062

Resumo

A prática de atividade física é uma estratégia fundamental para melhorar a saúde e a qualidade de vida populacional. No entanto, estudos mostram que o aconselhamento de atividade física por parte dos médicos é baixo e uma das principais barreiras relatadas é a falta de conhecimento específico. O objetivo deste estudo é descrever a existência de conteúdo de atividade física relacionada à saúde nos currículos dos cursos de graduação em Medicina no Brasil. Foi realizado um estudo descritivo do tipo censo, avaliando a documentação on-line disponível em sites institucionais de todos os currículos dos cursos de Medicina do país e quando esta documentação não estava disponível, foi feito contato com os coordenadores. Em 2015 foram identificados 233 cursos de medicina no Brasil, utilizando dados do Ministério da Educação do Brasil. Em 158 cursos (67,8%) foi possível avaliar a documentação em detalhes. Observamos que apenas 12% dos currículos apresentavam em seus currículos/disciplinas conteúdo sobre atividade física e/ou exercício físico relacionado à saúde. Essa proporção foi maior nas instituições públicas em comparação às escolas particulares de Medicina (21,5% vs. 5,4%; p = 0,002). O ensino de atividade física relacionada à saúde nos cursos de Medicina no Brasil é escasso. Destacamos a necessidade de ajuste curricular considerando os benefícios conhecidos da atividade física para a saúde pública.

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Publicado
26-03-2020
Seção
Artigos Originais