Attendance in Physical Education classes and associated factors among high school students

  • Alcides Prazeres Filho Post-Graduation Associated Program in Physical Education – UPE/UFPB, Department of Physical Education, João Pessoa, Paraíba, Brazil. Research and Study Group in Epidemiology of Physical Activity – GEPEAF, João Pessoa, Paraíba, Brazil. http://orcid.org/0000-0003-2661-090X
  • Gerfeson Mendonça Research and Study Group in Epidemiology of Physical Activity – GEPEAF, João Pessoa, Paraíba, Brazil. University Center Cesmac, Maceió, Alagoas, Brazil. https://orcid.org/0000-0003-3606-2396
  • João Miguel Souza Neto Research and Study Group in Epidemiology of Physical Activity – GEPEAF, João Pessoa, Paraíba, Brazil. https://orcid.org/0000-0001-6572-4884
  • Rafael Miranda Tassitano Rural Federal University of Pernambuco, Department of Physical Education, Recife, Pernambuco, Brazil. https://orcid.org/0000-0002-2713-8670
  • Anderson Barbosa Paiva Silva Research and Study Group in Epidemiology of Physical Activity – GEPEAF, João Pessoa, Paraíba, Brazil. https://orcid.org/0000-0002-9080-2140
  • José Cazuza de Farias Júnior Post-Graduation Associated Program in Physical Education – UPE/UFPB, Department of Physical Education, João Pessoa, Paraíba, Brazil. Research and Study Group in Epidemiology of Physical Activity – GEPEAF, João Pessoa, Paraíba, Brazil. Federal University of Paraíba, Department of Physical Education, João Pessoa, Paraíba, Brazil. https://orcid.org/0000-0002-1082-6098

Resumo

O presente estudo determinou a prevalência de participação nas aulas de Educação Física (EF) e analisou fatores associados em estudantes do ensino médio. Estudo transversal com 2.874 estudantes do ensino médio das redes pública e privada (57,9% feminino, média de idade = 16,45 anos; DP = 1,22) de João Pessoa, Paraíba, Brasil. A participação nas aulas foi mensurada pela pergunta: ‘Durante uma semana normal, em quantas aulas de EF você participa?’. Os fatores mensurados foram: atitude, autoeficácia, riscos e benefícios relacionados à prática de atividade física (AF), percepção de saúde, nível de AF, comportamento sedentário e estado nutricional. Foi utilizada regressão logística binária. Observou-se que 41,9% dos estudantes participavam de duas aulas ou mais de EF por semana, sendo maior nas escolas públicas comparado às privadas (56,6% vs. 6,6%; p < 0,001). Uma maior participação nas aulas foi identificada nos estudantes do sexo masculino e mais jovens de ambas redes de ensino, nos estudantes da rede pública que não trabalhavam, de classe econômica mais alta e com maior escolarização dos pais, e naqueles da rede privada das 1ª e 2ª séries do ensino médio. Participar de duas ou mais aulas de EF por semana foi positiva e significativamente associada com atitude mais favorável à prática e ao nível de AF dos estudantes; e com percepção positiva de saúde nos estudantes da rede pública. A participação nas aulas de EF foi baixa, particularmente na rede privada. Participar de duas ou mais aulas de EF por semana se associou a aspectos positivos em relação à AF e à saúde dos estudantes.

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Biografia do Autor

Alcides Prazeres Filho, Post-Graduation Associated Program in Physical Education – UPE/UFPB, Department of Physical Education, João Pessoa, Paraíba, Brazil. Research and Study Group in Epidemiology of Physical Activity – GEPEAF, João Pessoa, Paraíba, Brazil.

Doutorando e Mestre (2016) em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação - UPE/UFPB. Graduado (2011) em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Especialização em Personal Trainer: Treinamento, prática e gestão de carreira, IESP/João Pessoa, PB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Epidemiologia da Atividade Física - GEPEAF/UFPB

 

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Publicado
17-12-2019
Como Citar
1.
Prazeres Filho A, Mendonça G, Souza Neto JM, Tassitano RM, Silva ABP, Farias Júnior JC de. Attendance in Physical Education classes and associated factors among high school students. Rev Bras Ativ Fís Saúde [Internet]. 17º de dezembro de 2019 [citado 14º de julho de 2020];240:1-10. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14015
Seção
Artigos Originais