Educação Física e Atenção Primária à Saúde: o apoio matricial no contexto das redes
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.23e0064Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Educação física e treinamento, Saúde da família, Apoio matricial, Redes de Atenção à SaúdeResumo
O presente artigo problematiza o trabalho da Educação Física na Atenção Primária Saúde (APS) com apoio matricial, na perspectiva das redes (setorial, intersetorial e social de apoio) e suas respectivas práticas desenvolvidas. A metodologia adotada foi qualitativa e as informações foram produzidas a partir de grupos focais e de observação da prática profissional. Os profissionais de Educação Física sinalizaram intervir com apoio matricial em cinco diferentes Redes de Atenção Saúde (RAS) e indicaram desenvolver sete práticas através das quais exercem esse apoio matricial: apoio matricial intersetorial, acolhimento, projeto terapêutico singular, interconsulta, intervisita, apoio a unidades básicas de saúde e apoio a grupos de práticas corporais cuidados por líderes comunitários ou por agentes comunitários de saúde. Conclui-se que a complexidade dos cenários e as práticas de apoio matricial da Educação Física na APS, no contexto das RAS, revelam a limitação de se restringir a intervenção prescrição de protocolos/procedimentos universais a partir de variáveis predeterminadas (de tempo e intensidade, por exemplo) por condição clínica. Aponta-se também para a necessidade de se considerar a estrutura operacional das redes (setorial, intersetorial e social de apoio), bem como as tecnologias/práticas centradas no trabalho interprofissional, pedagógico-formativo e centrado no usuário.
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Referências
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