Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física: ensinando sobre o Sistema Único de Saúde

Autores

  • Braulio Nogueira de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-3457-2854
  • José Geraldo Soares Damico Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6111-1762
  • Alex Branco Fraga Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6881-1446

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.23e0031

Palavras-chave:

Currículo, Aprendizagem baseada em problemas, Sistema Único de Saúde, Recursos humanos, Prática profissional

Resumo

O objetivo deste artigo foi descrever uma experiência curricular fundamentada no referencial da espiral construtivista em uma disciplina do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Em quatro encontros, cada um com quatro horas-aula, em duas turmas, práticas corporais e atividades físicas (PCAFs) em interface com o SUS foram tematizadas através da elaboração e do atendimento de casos-problemas. Inspirados em situações do cotidiano de trabalho, equipes formadas pelos estudantes delimitaram e estudaram objetivos de aprendizagem a partir de necessidades emergentes. Procedimentos como a organização em rede, as tecnologias de apoio matricial, projeto terapêutico singular, uso de prontuário, genograma, ecomapa, entre outros, delimitaram o foco do trabalho de contextualização do uso das PCAF nos casos-problemas. Considerando a avaliação realizada, conclui-se que a proposta potencializou a aprendizagem dos estudantes a respeito dos saberes e práticas relativos ao SUS.

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Publicado

2018-11-08

Como Citar

1.
Oliveira BN de, Damico JGS, Fraga AB. Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física: ensinando sobre o Sistema Único de Saúde. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 8º de novembro de 2018 [citado 15º de novembro de 2024];23:1-5. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/13327

Edição

Seção

Experiências