Nível de atividade física e apoio social dos pais e amigos em escolares da rede pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.22n5p457-463

Palavras-chave:

Inatividade física, Apoio social, Adolescentes

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a associação entre apoio social e nível de atividade física em escolares. Pesquisa com delineamento transversal, caracterizou-se como censo escolar, visto que en- volveu toda população escolar do Ensino Fundamental II e Médio, de 10 a 18 anos de idade, de oito escolas públicas existentes na cidade de Paranavaí, Paraná (n= 2.759, 14, 3 ± 3,3 anos, 50,5% meninas e 49,5% meninos. O nível de atividade física foi analisado por uma adaptação do questionário Self Administered Physical Activity Checklist, e o ponto de corte para inadequação do nível de atividade física foi <300 minutos por semana. O apoio social de pais e amigos para a prática de atividade física foi avaliado por meio da escala de Apoio Social para Atividade Física em Adolescentes (ASAFA), sendo considerado como inadequado quando das respostas foram nunca e raramente. As análises estatísticas foram feitas por meio do Statistical Package for a Social Science (SPSS), versão 20.0, considerando-se um nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que escolares com apoio social inadequado dos pais, dos amigos ou de ambos, possuíam, respectivamente, 2,0 (IC95%: 1,6-2,6), 1,5 (IC95%: 1,2-2,9) e 1,6 (IC95%: 1,2-2,1) mais de chances de serem insuficientes ativos em relação aos que tinham o apoio social adequado. Existe associação entre nível de atividade física e apoio social de pais e amigos em escolares da rede pública de ensino. Nesse sentido, sugere-se às escolas que sejam desenvolvidas iniciativas para conscientização de pais e amigos quanto a sua importância com vistas à adoção da prática de atividade física em adolescentes.

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Biografia do Autor

Wesley Todisco, Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí, Paranavaí, Paraná, Brasil.

Departamento de Educação Física.

Flávio Guilherme, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.

Programa de Pós Graduação em Educação Física.

Carlos Fernandes, Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí, Paranavaí, Paraná, Brasil.

Departamento de Educação Física. 

Stevan dos Santos, Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí, Paranavaí, Paraná, Brasil.

Departamento de Educação Física.

Rafael Ravagnani, Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí, Paranavaí, Paraná, Brasil.

Departamento de Educação Física.

Wlady Barbosa, Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí, Paranavaí, Paraná, Brasil.

Departamento de Educação Física.

Fabrício Del Vecchio, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Escola Superior de Educação Física.

Wilson Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil

Programa de Pós Graduação em Educação Física.

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Publicado

2018-05-30

Como Citar

1.
Todisco W, Guilherme F, Fernandes C, dos Santos S, Ravagnani R, Barbosa W, et al. Nível de atividade física e apoio social dos pais e amigos em escolares da rede pública. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 30º de maio de 2018 [citado 16º de novembro de 2024];22(5):457-63. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/11730

Edição

Seção

Artigos Originais