NÍVEL DE ESTRESSE, QUALIDADE DE VIDA E ATIVIDADE FÍSICA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE PRATICANTES REGULARES E INGRESSANTES SEDENTÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.4n3p17-26Palavras-chave:
Estresse, Qualidade de vida, Atividade física.Resumo
Apesar da influência da atividade física no controle do estresse e na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos já ter sido constatada em numerosos estudos, muitos pesquisadores ainda questionam e duvidam da veracidade dos benefícios do exercício para a saúde psicológica. Com o objetivo de investigara diminuição do nível de estresse e melhoria na qualidade de vida em função da prática regular de atividade física, foi realizado um estudo com indivíduos adultos que desenvolvem atividade física preventiva de forma regular (PR) e indivíduos sedentários ingressantes (PT) do Curso Comunitário para Adultos da EEFE-USP Os sujeitos foram 71 indivíduos, homens e mulheres entre 30 e 63 anos. Para a avaliação foi utilizado um caderno individual com 08 questionários. A diferença na qualidade de vida entre PR e PI não foi significante, apenas no aspecto da saúde houve uma diferença significante. Com relação aos sintomas de estresse, o grupo PR mostrou uma diferença significante se comparado ao PI. A significancia também foi encontrada quando os níveis de estresse foram analisados separadamente. A análise do limiar de ansiedade e das características de personalidade não revelaram diferenças significantes entre os dois grupos. A partir deste estudo poderíamos supor que a atividade física regular pode exercer influência significativa na diminuição dos sintomas de estresse e na melhoria da qualidade de vida, sem no entanto, alterar as características da personalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Myrian Nunomura, Luís Antônio Cespedes Teixeira, Mara Regina Fernandes Caruso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito à Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar esse manuscrito sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificá-la como veículo de sua publicação original.