Nível de atividade física e apoio social dos pais e amigos em escolares da rede pública
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.22n5p457-463Palavras-chave:
Inatividade física, Apoio social, AdolescentesResumo
O estudo teve como objetivo analisar a associação entre apoio social e nível de atividade física em escolares. Pesquisa com delineamento transversal, caracterizou-se como censo escolar, visto que en- volveu toda população escolar do Ensino Fundamental II e Médio, de 10 a 18 anos de idade, de oito escolas públicas existentes na cidade de Paranavaí, Paraná (n= 2.759, 14, 3 ± 3,3 anos, 50,5% meninas e 49,5% meninos. O nível de atividade física foi analisado por uma adaptação do questionário Self Administered Physical Activity Checklist, e o ponto de corte para inadequação do nível de atividade física foi <300 minutos por semana. O apoio social de pais e amigos para a prática de atividade física foi avaliado por meio da escala de Apoio Social para Atividade Física em Adolescentes (ASAFA), sendo considerado como inadequado quando das respostas foram nunca e raramente. As análises estatísticas foram feitas por meio do Statistical Package for a Social Science (SPSS), versão 20.0, considerando-se um nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que escolares com apoio social inadequado dos pais, dos amigos ou de ambos, possuíam, respectivamente, 2,0 (IC95%: 1,6-2,6), 1,5 (IC95%: 1,2-2,9) e 1,6 (IC95%: 1,2-2,1) mais de chances de serem insuficientes ativos em relação aos que tinham o apoio social adequado. Existe associação entre nível de atividade física e apoio social de pais e amigos em escolares da rede pública de ensino. Nesse sentido, sugere-se às escolas que sejam desenvolvidas iniciativas para conscientização de pais e amigos quanto a sua importância com vistas à adoção da prática de atividade física em adolescentes.
Downloads
Referências
Caspersen CJ, Powell KE, Christenson GM. Physical activity, exercise, and physical fitness: definitions and distinctions for health-related research. Public Health Rep. 1985;100(2):126-31.
Strong WB, Malina RM, Blimkie CJR, Daniels SR, Dishman RK, Gutin B, et al. Evidence Based Physical Activity for School-age Youth. J Pediatr. 2005;146(6):723-27.
Florindo AA, Hallal PC, Moura EC, Malta DC. Prática de atividades físicas e fatores associados em adultos, Brasil, 2006. Rev Saude Publica. 2009;43(Supl 2):65-73.
Janssen I, Leblanc A. Systematic Review of the Health Benefits of Physical Activity and Fitness in School-Aged Children and Youth. Int J Behav Nutr Phys Act. 2010;7 (40):183-219.
Hallal PC, Knuth AG, Cruz DKA, Mendes MI, Malta DC. Prática de atividade física em adolescentes brasileiros. Cien Saude Colet. 2010;15(2):3035-42.
Lee IM, Shiroma EJ, Lobelo F, Puska P, Blair SN, Katzmarzyk PT. Effect of physical inactivity on major non-communicable diseases worldwide: an analysis of burden of disease and life expectancy. Lancet. 2012;380(9838):219-29.
Ciolac EG, Guimarães GV. Exercício físico e síndrome metabólica. Rev Bras Med do Esporte. 2004;10(4):319-30.
Sasaki RSA, Leles CR, Malta DC, Sardinha LMV, Freire CM. Prevalência de relação sexual e fatores associados em adolescentes escolares de Goiânia, Goiás, Brasil. Cien Saude Colet. 2015;20(1):95-104.
Ministério da Saúde, IBGE. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística. 2016. 132 p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/ visualizacao/livros/liv97870.pdf.
Tassitano RM, Bezerra J, Tenório MCM, Colares V, Barros MVG, Hallal PC. Physical activity in brazilian adolescents: A systematic review. Rev Bras Cineantropometria e Desempenho Hum. 2007;9(1):55-60.
Hallal PC, Andersen LB, Bull FC, Guthold R, Haskell W, Ekelund U. - Global physical activity levels: surveillance progress, pitfalls, and prospects. Lancet. 2012 380(9838):247-57.
Maia JAR, Lefevre J, Claessens A, Renson R, Vanreusel B, Beunen G. Tracking of physical fitness during adolescence: a panel study in boys. Med Sci Sports Exerc. 2001;3395):765-71.
Motl RW, Dishman RK, Saunders RP, Dowda M, Pate RR. Perceptions of physical and social environment variables and self-efficacy as correlates of self-reported physical activity among adolescent girls. J Pediatr Psychol. 2007;32(1):6-12.
Horst KV, Paw MJCA, Twisk JWR, Mechelen WV. A Brief Review on Correlates of Physical Activity and Sedentariness in Youth. Med Sci Sport Exerc. 2007;39(8):1241-50.
Duncan SC, Duncan TE, Strycker LA. Sources and types of social support in youth physical activity. Health Psychol. 2005;24(1):3-10.
Morrissey JL, Wenthe PJ, Letuchy EM, Levy SM, Janz KF. Specific types of family support and adolescent non-school physical activity levels. Pediatr Exerc Sci. 2012;24(3):333-46.
Sierra H, Cordova M, Chen C-SJ ,Rajadhyaksha M. Confocal Imaging–Guided Laser Ablation of Basal Cell Carcinomas: An Ex Vivo Study. J Invest Dermatol. 2015;135(2):612-15.
Cheng LA, Mendonça G, Farias Júnior JC De. Physical activity in adolescents: analysis of the social in uence of parents and friends. J Pediatr (Rio J). 2013;90(1):35-41.
Ricardo L, Rombaldi A, Otte J, Perez A, Azevedo M. Association between social support and leisure-time physical activity among high school students. Rev Bras Atividade Física Saúde. 2013;18(2):168-76.
Prado CV, Lima AV, Fermino RC, Añez CRR, Reis RS. Apoio social e prática de atividade física em adolescentes da rede pública de ensino: qual a importância da família e dos amigos? Cad Saude Publica. 2014;30(4):827-38.
Fermino RC, Rech CR, Hino AAF, Rodriguez Añez CR, Reis RS. Atividade física e fatores associados em adolescentes do ensino médio de Curitiba, Brasil. Rev Saude Publica. 2010;44(6):986-95.
Sallis JF, Strikmiller PK, Harsha DW, Feldaman HA, Ehlinger S, Stone EJ, et al. Validation of interviewer-and self-administered physical activity checklists for fifth grade students. Med Sci Sports Exerc. 1996;28(7):840-51.
Farias Júnior JC, Lopes A da S, Mota J, Santos MP, Ribeiro JC, Hallal PC. Validade e reprodutibilidade de um questionário para medida de atividade física em adolescentes: uma adaptação do Self-Administered Physical Activity Checklist. Rev Bras Epidemiol.2012;15(1):198-210.
Lima AV, Fermino RC, Oliveira MP, Rodriguez Añez CR, Reis RS. Distância percebida até as instalações de lazer e sua associação com a prática de atividade física e de exercícios em adolescentes de Curitiba, Paraná, Brasil. Cad Saude Publica. 2013;29(8):1507-21.
Silva JVP. (In)Atividade física na adolescência: revisão sistemática. / Physical (in) activity in adolescence: a systematic review. Rev Bras Ciênc e Mov. 2013;21(3):166–79.
Dishman RK, Saunders RP, Motl RW, Dowda M, Pate RR. Self-efficacy moderates the relation between declines in physical activity and perceived social support in high school girls. J Pediatr Psychol. 2009;34(4):441-51.
Kirby J, Levin K, Inchley J. Parental and peer in uences on physical activity among Scottish adolescents: a longitudinal study. J Phys Act Heal. 2011;8(6):785-93.
Mendonça G, Farias Júnior JC. Physical activity and social support in adolescents: analysis of different types and sources of social support. J Sports Sci. 2015;33(18):1942-51.