Efeito agudo da prática esportiva com engajamento cognitivo nas funções executivas em crianças

Autores

  • Públio Gomes Florêncio Júnior Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Educação Física, Recife, Pernambuco, Brasil. Secretaria de Educação, Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8097-008X
  • Tárcio Amancio do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Educação Física, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2931-4225
  • Harrison Vinicius Amaral da Silva Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Educação Física, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1273-2044
  • André dos Santos Costa Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Educação Física, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5301-2572

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0282

Palavras-chave:

Esportes, Exercício físico, Memória de trabalho, Cognição, Estudantes

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito agudo da prática de uma sessão de futsal com engajamento cognitivo na memória de trabalho e no controle inibitório de crianças. Trata-se de um estudo controlado e randomizado com abordagem quantitativa do tipo Crossover. Foram recrutadas 33 crianças (com idade entre 8 e 10 anos) de ambos os sexos que foram submetidas a duas sessões experimentais: 1) Sessão jogo com duração de 15 min baseada no futsal com maiores demandas de engajamento cognitivo. 2) Sessão controle que consistiu em 15 min de repouso em uma sala. Foram aplicados imediatamente antes e após as sessões o DigitSpan e o Stroop Test para avaliar a memória de trabalho e o controle inibitório, respectivamente. As equações de estimativas generalizadas foram utilizadas para verificar a interação entre o tempo e as intervenções. Os resultados indicaram interação sessão*tempo significativa para a memória de trabalho, precisamente na ordem direta do DigitSpan, indicando aumento significante de pré para pós-intervenção para a sessão jogo com um tamanho de efeito pequeno (p = 0,012; d = 0,38). Após a sessão jogo, as crianças também apresentaram melhora significativa, com tamanho do efeito médio na acurácia da fase incongruente (p = 0,008; d = 0,63) do Stroop Test e menor tempo para resposta em comparação à sessão controle (p = 0,029). O estudo apontou que a atividade física com engajamento cognitivo teve efeito sobre o controle inibitório de crianças.

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Publicado

2023-02-13

Como Citar

1.
Florêncio Júnior PG, Nascimento TA do, Silva HVA da, Costa A dos S. Efeito agudo da prática esportiva com engajamento cognitivo nas funções executivas em crianças. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 13º de fevereiro de 2023 [citado 26º de abril de 2024];27:1-8. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14937

Edição

Seção

Artigos Originais