INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA SISTEMATIZADA NO ESTRESSE E NA FADIGA DOS TRABALHADORES DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.5n2p23-29Palavras-chave:
Saúde do trabalhador, Estresse, Fadiga, Atividade física, Promoção da saúdeResumo
Considerando que os níveis de estresse e de fadiga no trabalho, são alguns dos fatores que indicam a condição de saúde dos trabalhadores e que seu excesso pode acarretar em prejuízo aos mesmos, fez-se um estudo analítíco de intervenção com a presença de dois grupos, denominados sem intervenção e com intervenção, cujo objetivo foi avaliar a contribuição de um programa de atividade física sistematizada (PAFS) na melhoria dos níveis de estresse e de fadiga do trabalhador. A amostra foi composta por 45 trabalhadores, sendo 24 pertencentes à vários setores da Universidade de Brasília-UnB (sem intervenção) e 21 trabalhadores ao Restaurante Universitário- R.U (com intervenção). Entre os trabalhadores havia homens e mulheres com idade entre 19 e 50 anos. Para avaliação do nível de estresse utilizou-se uma lista de verificação de estresse e para fadiga foi utilizado um questionário bipolar. O PAFS teve duração de 3 meses (33 aulas) e foi ministrado antes das atividades diárias, no próprio local de trabalho. Os resultados mostraram que no grupo com intervenção houve uma eliminação do estresse e da fadiga intensa e um aumento em 21% dos trabalhadores sem estresse e em 18,1% com fadiga leve. Este estudo sinalizou positivamente para a utilização de programas de atividade física sistematizada no local de trabalho como instrumento para a diminuição dos índices de estresse e de fadiga no trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Aldecilene Cerqueira Barreto, Anadergh Barbosa-Branco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito à Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar esse manuscrito sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificá-la como veículo de sua publicação original.