RELAÇÃO ENTRE COMPOSIÇÃO CORPORAL E A PERFORMANCE DE PADRÕES MOTORES FUNDAMENTAIS EM ESCOLARES

Autores

  • Hinaiana dos Santos Machado
  • Wagner de Campos
  • Sergio Gregorio da Silva

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.7n1p63-70

Palavras-chave:

Composição corporal, Padrões motores fundamentais, Escolares.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo verificar a relação entre a composição corporal e a performance nos padrões mo­tores fundamentais de locomoção e de manipulação de escola­res da cidade de Curitiba, PR. Foram selecionadas 80 crianças do sexo masculino e 80 crianças do sexo feminino na faixa etária de 5 a 8 anos. Para avaliar os padrões motores fundamentais foi utilizado “Test of Gross Motor Development” (ULRICH, 2000). A composição corporal foi obtida mediante valor do percentual de gordura corporal, onde foram medidas as dobras cutâneas, tricipital e panturrilha, utilizou-se o protocolo de SLAUGHTER et al (1988) e um plicômetro da marca LANGE. ANOVAs (two­way) e correlação de Pearson foram calculadas nos resultados das medidas dependentes a um nível de significância de 0,05. Os resultados indicaram que com o aumento da idade ocorreu aumento na massa magra: 5 anos (16,7 ± 2,2 kg); 6 anos (19,2 ± 2,7 kg); 7 anos (21,3 ± 2,5 kg); 8 anos (22,2 ± 2,5 kg) (p < 0,05); melhoria na performance dos padrões motores de lo­comoção: 5 anos (14,1 ± 4,3); 6 anos (14,0 ± 3,3); 7 anos (16,5 ± 3,0); 8 anos (16,9 ± 3,4) (p < 0,05); e melhoria na performance dos padrões motores de manipulação: 5 anos (9,9 ± 3,5); 6 anos (10,1 ± 2,7); 7 anos (11,6 ± 2,2); 8 anos (12,0 ± 2,4) (p < 0,05). Com relação ao sexo, os meninos apresentaram resultados significativamente superiores na mas­sa magra: masculino (20,8 ± 2,4 kg), feminino (18,9 ± 2,5 kg) e nos padrões motores de manipulação: masculino (11,7 ± 3,0); feminino (10,1 ± 2,5) (p < 0,05). Meninas obtiveram resultados superiores no percentual de gordura corporal: mas­culino (25,9 ± 4,3 %); feminino (24,0 ± 4.4 %) (p < 0,05). Com relação ao sexo masculino, análises de correlação indica­ram resultados significativos entre: idade (r=0,32) e locomo­ção; estatura (r=0,32) e locomoção; massa corporal (r=0,26) e locomoção; massa magra (r=37) e locomoção, idade (r=0,23) e manipulação. Com relação ao sexo feminino, corre­lações significativas foram encontradas entre: idade (r=0.36) e locomoção; estatura (r=0,32) e locomoção; massa corporal (r=0,26) e locomoção; massa magra (r=0,32) e locomoção; idade (r=0,40) e manipulação; estatura (r=0,27) e manipula­ção; massa magra (r=0,32) e manipulação. Conclui-se que a estimulação ambiental é um dos principais influenciadores na aquisição e performance dos padrões motores fundamentais, e que a composição corporal não é um fator determinante na aprendizagem e execução destes movimentos.

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Publicado

2012-10-15

Como Citar

1.
Machado H dos S, Campos W de, Silva SG da. RELAÇÃO ENTRE COMPOSIÇÃO CORPORAL E A PERFORMANCE DE PADRÕES MOTORES FUNDAMENTAIS EM ESCOLARES. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 15º de outubro de 2012 [citado 29º de março de 2024];7(1):63-70. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/887

Edição

Seção

Artigos Originais