ESTILO DE VIDA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA AO LONGO DA CARREIRA DOCENTE NO ESTADO DE SANTA CATARINA

Autores

  • Jorge Both
  • Juarez Vieira do Nascimento
  • Adriano Ferreti Borgatto

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.12n3p54-64

Palavras-chave:

Estilo de Vida, Carreira Docente, Educação Física, Professor

Resumo

Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o nível de associação entre os Ciclos de Desenvolvimento Profissional(CDP) e o Estilo de Vida (EV) dos professores do magistério público estadual de Santa Catarina. A amostra foiconstituída por 580 docentes de diferentes regiões do estado, sendo 265 do sexo masculino e 315 do sexo feminino.Na coleta de dados foi utilizado o Perfil do Estilo de Vida Individual para avaliar o EV, e os anos de docênciapara estabelecer o CDP. A análise de regressão logística multinomial foi empregada para verificar as razões dechances e o teste da razão de verossimilhança para verificar se as associações eram significativas (p<0,05),contidos no programa SPSS versão 11.0. Os resultados revelaram uma tendência para a adoção de estilo devida saudável pela maioria dos professores de Educação Física. Entretanto, evidenciou-se a prevalência do perfilnegativo nas dimensões Alimentação e Controle do Estresse. A Alimentação foi o único componente que apresentouassociação significativa com o CDP, onde os professores mais experientes demonstram maior preocupação como comportamento alimentar que os docentes menos experientes. Apesar da estabilidade do perfil positivo, aolongo da carreira docente, na maioria das dimensões do estilo de vida, recomenda-se o desenvolvimento deações de formação aos professores, para que possam auxiliar no controle do estresse bem como na adoção decomportamentos alimentares mais saudáveis.

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Publicado

2012-09-11

Como Citar

1.
Both J, Nascimento JV do, Borgatto AF. ESTILO DE VIDA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA AO LONGO DA CARREIRA DOCENTE NO ESTADO DE SANTA CATARINA. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 11º de setembro de 2012 [citado 22º de dezembro de 2024];12(3):54-6. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/822

Edição

Seção

Artigos Originais