CAPACIDADE FUNCIONAL E ATIVIDADE FISICA DE IDOSOS COM DIABETES TIPO 2
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.13n3p158-166Palavras-chave:
Diabetes tipo 2, Atividade Física, Capacidade Funcional, Envelhecimento.Resumo
Os objetivos do estudo foram: a) avaliar a capacidade funcional de idosos diabéticos tipo 2 comparando-os com idosos não diabéticos e b) comparar o nível da capacidade funcional com a prática de atividade física. A amostra foi constituída por 114 idosos, sendo 70 diabéticos, com média de idade de 67,67 ± 5,3 anos e 44 não-diabéticos, com média de idade de 72,84 ± 6,2 anos. O estudo foi baseado em informações obtidas a partir de entrevista direta nas quais os idosos foram avaliados quanto à capacidade funcional através de aplicação da escala de atividades da vida diária (AVDs) proposta por Matsudo (2000). Os dados foram analisados pelo Teste Qui-quadrado com p<0,05. Na realização das atividades da vida diária (AVDs), 45,7% (n=32) dos idosos diabéticos e 54,5% (n=24) dos idosos não diabéticos informaram realizar facilmente e sem ajuda a tarefa “subir e descer escadas”, na tarefa “lavar e passar roupas”, 62,8% (n=44) dos idosos diabéticos e 72,7% (n=32) dos não diabéticos relataram realizar facilmente e sem ajuda. Não houve diferença significativa entre o nível de capacidade funcional e a prática de atividade física dos idosos diabéticos comparados com os não diabéticos (X2=1,59). Conclui-se que os idosos diabéticos e não diabéticos eram independentes nas realizações das AVDs e AIVDs, aqueles que realizavam atividade física apresentaram um nível de capacidade funcional melhor. É fundamental a implementação de programas sociais e de atividades físicas para melhorar a qualidade de vida dessa população.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Kristiane Mesquita Barros Franchi, Luciana Zaranza Monteiro, Samuel Brito de Almeida, Mônica Helena Neves Pereira Pinheiro, Alexandre Igor Araripe Medeiros, Renan Magalhães Montenegro, Renan Magalhães Montenegro Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito à Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar esse manuscrito sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificá-la como veículo de sua publicação original.