A SAÚDE PÚBLICA NOS ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE (1997-2009): REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Mathias Roberto Loch Universidade Estadual de Londrina
  • Bruna Camargo Brunetto
  • Camila Guerreiro Rodrigues
  • Markus Vinicius Nahas

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.16n2p162-167

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Saúde da Família, Unidade Básica de Saúde, Estratégia Saúde da Família, Exercício Físico, Congresso.

Resumo

Desde 1997, a cada dois anos é realizado o Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde(CBAFS), que é um dos mais representativos eventos da área de Educação Física no Brasil.Considerando o importante processo de consolidação que a Educação Física vem passando,este trabalho teve como objetivo verificar a evolução dos trabalhos publicados nosanais do CBAFS (da 1ª a 7ª edição), que apresentam vínculo direto com a saúde pública,ou seja, que tivessem relação com o poder público (nacional, estadual e/ou municipal).Os resumos publicados que apresentaram alguma das palavras-chave pré- definidas foramlidos por pares. Foram selecionados aqueles em que o vínculo com o setor público ficouevidente. Foram selecionados 61 resumos (2,5% do total de trabalhos publicados na históriado evento). A maior parte dos trabalhos revisados (42; 68,9%) foi publicado na 7ª ediçãodo evento (2009), o que pode ser explicado parcialmente pela criação do Núcleo de Apoioà Saúde da Família, em 2008, que aumentou de maneira importante a possibilidade deintervenção do profissional de Educação Física neste contexto. Espera-se que nas próximasedições do CBAFS, o crescimento de trabalhos relacionados à Saúde Pública se consolide,e que estes sejam coerentes aos princípios do SUS (universal no atendimento, integral nasações, democrático nas decisões e equânime).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-08-26

Como Citar

1.
Loch MR, Brunetto BC, Rodrigues CG, Nahas MV. A SAÚDE PÚBLICA NOS ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE (1997-2009): REVISÃO SISTEMÁTICA. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 26º de agosto de 2012 [citado 16º de abril de 2024];16(2):162-7. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/577

Edição

Seção

Artigo de revisão narrativa e ensaios teóricos em atividade física e saúde