Estágios de mudança de comportamento para atividade física em adolescentes: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.20n3p145Palavras-chave:
Atividade motora, Exercício físico, Modelos teóricos, Comportamento, Revisão, EstudantesResumo
Identificar a intenção do indivíduo em adotar um novo comportamento é uma importante estratégia para melhor compreensão do comportamento relacionado à atividade física. Portanto, este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre os estudos que investigaram estimativas e/ou fatores associados aos estágios de mudança de comportamento para atividade física (EMC), baseados no Modelo Transteorético, em adolescentes. A busca foi realizada em cinco bases de dados (Medline/Pubmed, Sports Discus, Lilacs, PsycInfo e Google Acadêmico), com termos correspondentes aos estágios de mudança de comportamento, atividade física e adolescente (15 a 19 anos de idade), incluindo artigos publicados de 2003 a 2013. Dos 22 estudos analisados, verificou-se que grande parte deles não utilizaram amostras randomizadas (64,0%) e representativas (59,0%) da população de estudo, e analisaram os EMC de forma agrupada (50,0%). Observou-se maior prevalência de adolescentes no estágio de manutenção, com valores variando de 26,9% a 54,9%, e o estágio com menor prevalência foi o de pré-contemplação (de 0% a 20%). Nas moças, a prevalência diminuiu conforme o avançar nos estágios e observou-se situação oposta entre os rapazes. Houve associação negativa entre EMC com estado nutricional e percepção de barreiras. Foi encontrada associação positiva entre EMC com prática de atividade física, auto-eficácia, suporte social, percepção de benefícios e balança decisional. Os resultados sugerem diferenças entre sexos para os EMC e associações positivas substanciais entre variáveis psicossociais, de prática de atividade física e EMC em adolescentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Jaqueline Silva, Kelly Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito à Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar esse manuscrito sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificá-la como veículo de sua publicação original.