Exergames podem ser uma ferramenta para acréscimo de atividade física e melhora do condicionamento físico?
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.20n3p232Palavras-chave:
Video game, Frequência cardíaca, Consumo de oxigênioResumo
A atividade física é um fator importante na prevenção e tratamento da obesidade, doenças cardiovasculares e outras morbidades. Segundo o American College of Sports Medicine, adultos jovens devem realizar 30 minutos de atividade física moderada-vigorosa com intensidade 50 e 69% da frequência cardíaca máxima em no mínimo 5 dias na semana. Neste sentido, os Exergames (EXGs) surgem como uma prática com maior movimentação corporal elevando os níveis de atividade física diária. O objetivo da presente revisão foi identificar estudos que analisaram a influência dos EXGs nas variáveis hemodinâmicas. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados BIREME, PUBMED, SCIENCE DIRECT e WEB OF KNOWLEDGE, utilizando os termos e descritores: exergames, active video games, active gaming e video games. Os estudos para análise deveriam conter a mensuração das seguintes variáveis: frequência cardíaca (FC), gasto energético (GE) ou consumo de oxigênio (VO2). Foram selecionados 19 estudos. Destes EXGs o mais utilizado foi o Boxe (63% dos estudos). Foram observadas elevações significativas nas variáveis hemodinâmicas proporcionando intensidade de leve a vigorosa. Os EXGs do console Xbox 360º com Kinect® promovem maior gasto energético e consumo de oxigênio em relação a outros consoles, tais como o Nintendo Wii®. Conclui-se que os EXGs podem ser uma alternativa de aumento do nível de atividade física, porém, são necessários outros estudos de ordem longitudinal para a devida caracterização enquanto exercício físico para gerar adaptações ao sistema cardiovascular.
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