Intervenções escolares de médio e longo prazo para promoção de atividade física: Revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.19n2p142Palavras-chave:
Atividade física, Educação Física, Escola, Estudos de intervençãoResumo
Apesar das evidências consistentes sobre a efetividade de intervenções no âmbito escolar, reconhece-se a necessidade do entendimento sobre os efeitos a médio e longo prazo. Além da utilização de variadas estratégias, as intervenções também apresentam diferentes frequências e durações, o que pode estar diretamente relacionado aos resultados de efetividade. Desta forma, o objetivo desta revisão foi descrever estudos de intervenção de promoção da atividade física de base escolar, com pelo menos um ano letivo de duração. A busca bibliográfica foi realizada na base de dados do PubMed, contemplando publicação dos últimos cinco anos; intervenções de base escolar; faixa etária majoritariamente entre 6 e 18 anos; que não restringissem grupos específicos e tivessem como um dos desfechos principais a atividade física. Os artigos foram analisados por um par de pesquisadores, passando por análise descritiva e, posteriormente, julgados quanto à qualidade a partir dos critérios de Donws and Black. O total de 13 artigos foi selecionado. A análise dos componentes das intervenções revelou uma grande variedade de estratégias, como o aumento do número e/ou tempo das aulas de Educação Física, capacitação de professores, utilização de materiais didáticos, atividades extraclasse, envolvimento dos pais, entre outras. Mesmo alguns estudos mostrando alterações significativas após a intervenção, estas não se mantiveram em longo prazo. Novos estudos são necessários, assim como a busca por estratégias efetivas de promoção da atividade física e saúde na escola com maior potencial de manutenção dos efeitos.
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Copyright (c) 2014 Daniele Kopp, Ignasi Prat, Mario Azevedo
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