A contribuição do Brasil para a pesquisa em atividade física e saúde no cenário internacional

Autores

  • Bruna Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Juan Rey-López Universidade de São Paulo
  • Fernando Hartwig Universidade Federal de Pelotas
  • Thiago Barbosa-Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Renata Bielemann Universidade Federal de Pelotas
  • Carolina Coll Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.19n5p618

Palavras-chave:

Atividade motora, Saúde, Publicações, Pesquisa, Epidemiologia, Brasil

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar a contribuição da produção científica brasileira na área de atividade física e saúde em periódicos internacionais. Foi realizada uma busca por artigos publicados na área de atividade física e saúde no período de 2009 a 2013 em 10 periódicos de relevância para a área.  As publicações brasileiras na área foram contabilizadas e descritas por periódico, ano, eixo de pesquisa e localidade de afiliação dos autores. Foram encontradas 55 publicações brasileiras (2,4%) no período analisado. Os principais eixos de pesquisa contemplados nessas publicações foram “correlatos à prática de atividade física” (44,8%) e “níveis de atividade física e tendências temporais” (29,3%). Além disso, as publicações estiveram concentradas em três cidades das regiões Sul e Sudeste. Foi evidenciada estável, porém importante, participação brasileira nas publicações internacionais na área de atividade física e saúde nos últimos cinco anos, com concentração em poucos centros de pesquisa e estudos pouco diversificados. Para aumentar a inserção internacional brasileira na área de atividade física e saúde, aponta-se a necessidade de diversificação dos temas de pesquisa e a descentralização da produção científica, visando gerar evidências extrapoláveis para outras populações e ampliar a capacidade nacional de conduzir pesquisas relevantes e de interesse internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Silva, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Educação Física (UFRGS), Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), Doutoranda em Epidemiologia (UFPEL)

Downloads

Publicado

2014-10-20

Como Citar

1.
Silva B, Rey-López J, Hartwig F, Barbosa-Silva T, Bielemann R, Coll C. A contribuição do Brasil para a pesquisa em atividade física e saúde no cenário internacional. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 20º de outubro de 2014 [citado 29º de março de 2024];19(5):618. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/3728

Edição

Seção

Artigos Originais